Cadastro Ambiental Rural é reforçado em Rondônia com entrega de veículos e mutirão

Governador faz entrega de veículos novos para o Cadastramento Ambiental Rural.

Publicada em 06 de October de 2015 às 17:03:00

 

Ao entregar 17 caminhonetes e 10 motocicletas para a Secretaria Estadual do Desenvolvimento do Meio Ambiente – Sedam, o Governo de Rondônia deu a largada para o mutirão que vai divulgar e realizar o Cadastro Ambiental Rural – CAR, projeto que vai fazer o diagnóstico de propriedades rurais de até 240 hectares em todo o estado. “Com este instrumento, vamos duplicar nossas riquezas nos próximos 10 anos”, disse o governador Confúcio Moura ao explicar a importância do mapeamento.

Na prática, o cadastro identifica e regulariza as propriedades, possibilitando, também, que o produtor tenha acesso a crédito. É considerado como o “raio-X” da propriedade, pois também permite a identificação de biomas que serão úteis no zoneamento ambiental.

No cadastro são incorporadas informações sobre a vocação de cada região. Estes dados são vinculados ao planejamento focado no desenvolvimento sustentável, que dão segurança para a definição de investimentos direcionados ao campo.

ESTRUTURA
Das 17 caminhonetes entregues, duas serão destinadas ao trabalho de zoneamento ambiental e 15 para o CAR, que absorverá também todas as motocicletas. Os veículos serão utilizados com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que é parceira na empreitada.

Os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental Integrado – PDSEAI, com recursos do Fundo Amazônia e não são reembolsáveis.

“Foi a primeira entrega de produtos e muitos ainda virão”, anunciou Mauro Santos, coordenador do programa. “Vamos chegar aos lugares mais distantes e de difícil acesso, para atender o produtor rural”, acrescentou.

 

“O que queremos é oferecer oportunidade para que nossas riquezas sejam duplicadas. Este é o passaporte para o sucesso” – Confúcio Moura, governador de Rondônia

Para o secretário Vilson Sales, a redução do desmatamento e manutenção dos remanescentes ambientais também são benefícios que o CAR proporcionará ao estado. A parceria com a Emater, segundo ele, é fundamental para que estas metas sejam alcançadas. “Teremos um forte instrumento de monitoramento, que vai combater, por exemplo, a ocupação ilegal de terras indígenas”, afirmou.

Na opinião do governador de Rondônia, o objetivo do cadastramento não é reunir mecanismos para punir, mas para ser parceiro dos produtores. “O que queremos é oferecer oportunidade para que nossas riquezas sejam duplicadas. Este é o passaporte para o sucesso”, garantiu.

Confúcio também chamou atenção para o calor forte que faz na região, para a falta de água em São Paulo e danos provocados aos rios. Ele afirmou que estes eventos são resultado da ação humana através dos ataques aos recursos hídricos e de políticas desajustadas que não levam em conta a preservação ambiental. “A Sedam quer fazer o melhor, quer evitar desastres ambientais”, afirmou o governador.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Rosinaldo Machado