Confúcio solicita ao ministro da Fazenda agilidade na liberação de recursos do Proinvest

Confúcio disse ao ministro que os governadores querem contribuir com o desenvolvimento e o crescimento brasileiro, mas é preciso investimento.

Publicada em 05 de October de 2015 às 15:27:00

 

Fotos_Levy-102

Governador Confúcio com o ministro Joaquim Levy

O governador Confúcio Moura reivindicou na quinta-feira (1) do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília, agilidade para a assinatura do aditivo referente ao Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest), linha de crédito aberta em 2012 pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e operacionalizada pelo Banco do Brasil. Do contrato com o Governo de Rondônia, no valor de R$, 439 milhões, o Ministério da Fazenda resta liberar aproximadamente R$ 120 milhões.

O governador disse que 17 estados brasileiros estão na mesma situação, a maioria com obras paralisadas. Segundo ele, os recursos eram para ser liberados há dois anos. “Agora eu volto para o estado disposto a negociar com os empresários, e vamos tocar as obras com os recursos  próprios, e  fazendo como a gente pode. Paralisar de vez é dar mais prejuízos ao estado”, lamentou.

Confúcio disse ao ministro que os governadores querem contribuir com o desenvolvimento  e o crescimento brasileiro, mas é preciso investimento. “Sem os recursos mínimos não se consegue restabelecer crescimento econômico. A gente precisa desse mínimo garantido para movimentar a máquina nos estados e municípios”, falou o governador.

Participou também da reunião a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel.

 


Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes