Ji-Paraná busca credenciamento para oferecer Residência Médica

Desde o mês de agosto dois profissionais de Ji-Paraná estão no Sírio Libanês participando de um “Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência Médica pro SUS”

Publicada em 26 de November de 2014 às 17:01:00

Ji-Paraná está prestes a dar um grandioso passo na área da Saúde, o município está passando pelo processo de cadastramento junto ao Ministério da Saúde para se tornar uma cidade sede em programa de residência médica. Segundo Fernando Arruda, médico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo e representante do Ministério da Saúde, Ji-Paraná está apto a oferecer aos profissionais que buscam uma especialização boas condições para que façam suas residências médicas no município.


Desde o mês de agosto dois profissionais de Ji-Paraná estão no Sírio Libanês participando de um “Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência Médica pro SUS”, vislumbrando que o município tenha condições de receber a residência médica. Estes profissionais, Edileuza Dias Nolasco e Hugo Ricardo Vasquez, atuam em áreas específicas, gestão e médica, e estão sendo capacitados para que possam contribuir com o bom desenvolvimento da especialização em Ji-Paraná. Com um grupo do Ministério da Saúde no município, Fernando fala do trabalho que está realizando.


“Na verdade o nosso grupo estrutura o município para que seja implantada a residência médica. A nossa visita consiste em conhecer a estrutura do município, o corpo de profissionais, levantamento de documentação, contrato, entre outros, para que de fato possa seja dado início à especialização. Ji-Paraná tem uma estrutura que impressionou bastante, principalmente em relação ao Hospital Municipal que tem 150 leitos, o que permite a instalação das residências, sendo no HM nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia.

O município tem uma rede de saúde com 29 equipes e 19 unidades que permitem também a residência de Saúde da Família e Comunidade. Dessa forma posso afirmar que essa viagem foi muito proveitosa, conseguimos ver os pontos que precisamos adequar e acreditamos que o município está apto para no próximo semestre começar a oferecer a especialização”, afirmou Fernando.


Quanto as vagas que serão abertas, o médico afirmou que estão sendo pleiteadas vagas na área de Saúde da Família e Comunidade, para ginecologia, obstetrícia e também para clínica médica. Com isso Ji-Paraná deve atrair profissionais do país inteiro.


Cursos de medicina - De acordo com o vice prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, há cerca de um ano a administração pública vem trabalhando nesse projeto de implantação da residência médica que tem como principal objetivo trazer mais médicos ao município, disponibilizando uma maior e melhor oferta de profissionais.


“Paralelo a este trabalho está sendo feita a habilitação de Ji-Paraná para receber universidades que ofereçam o curso de medicina. Já temos algumas universidades com propostas de oferecer o curso para os cidadãos. Este é um trabalho que visa suprir a deficiência das regiões menos providas de médicos, e assim possam receber mais profissionais”, explicou Marcito.


Toda a administração de Ji-Paraná está envolvida neste projeto de implantação da residência médica e também na vinda de novas universidades, para que isso aconteça o quanto antes, o Secretário de Administração, Jair Marinho, afirmou que tudo que for preciso será feito para viabilizar a implantação desses projetos. “Sabemos da importância desses projetos para o desenvolvimento do município e principalmente para os cidadãos de Ji-Paraná, e estamos completamente engajados nesta causa”, concluiu Jair.