2ª Portoagro apresenta programação técnica e cultural nesta segunda-feira(25)

A feira pretende transformar Porto Velho na capital do agronegócio e apresentar todas as potencialidades da região.

Publicada em 23 de July de 2016 às 11:40:00

Com a proposta de aquecer o setor do agronegócio com a promoção da transferência de tecnologias, oportunidades de negócios e abrir novos mercados, acontece no período de 24 a 28 de agosto a 2ª edição da Portoagro – Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis  de Porto Velho, no Parque dos Tanques.  O lançamento oficial da feira com a apresentação da programação técnica e cultural acontece na próxima segunda-feira(25), às 19h no auditório do Senac Esplanada.

Em todos os dias do evento serão promovidas rodadas de negócios, visitas e palestras técnicas, dias de campo, vitrines tecnológicas, além da presença de expositores que atuam no setor do agronegócio com a comercialização de máquinas, implementos agrícolas, veículos, etc.

As instituições bancárias parceiras do evento – Banco do Brasil, Caixa Econômica, Basa e Sicoob - já estão acolhendo as propostas para financiamento de custeio e investimentos destinados a produção agrícola ou pecuária com os benefícios do Plano Safra 2016/2017 e com a chancela da Portoagro 2016.

O objetivo da Portoagro para este ano, em volume de negócios, é chegar aos R$ 250 milhões em financiamentos com os bancos públicos e privados para todo o setor do agronegócio e movimentar R$ 20 milhões em vendas diretas.

A grande novidade para este ano é que a Portoagro terá também espaço para exposição e negociação internacional. Embaixadas de vários países que conhecem o potencial agrícola de Rondônia estão sendo convidadas, além de empreendedores dos países vizinhos. Um público potencial que precisa comprar a produção de Rondônia e que também precisa vender produtos que podem ser adquiridos a preços bem mais vantajosos em função da estrada que atualmente liga Rondônia ao oceano Pacífico.

Caravanas com a logística de transporte para os produtores serão organizadas em conjunto com os parceiros para possibilitar que os pequenos tenham acesso às novidades tecnológicas e a capacitação que será oferecida durante a 2ª Portoagro. Estima-se que serão transportados cerca de 2,5 mil produtores rurais cadastrados pela Emater.

Como entretenimento, a Funcultural organiza shows com artistas regionais para valorizar as ‘pratas da casa’ e vai promover o rodeio profissional, garantia de lazer e diversão para todas as famílias.

Realização e apoios

Assim como na sua edição anterior, a 2ª Portoagro é uma realização da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO) e Associação Rural de Jaci-Paraná (ARJAP). A feira conta com apoio do Governo de Rondônia,  Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Suder, Semagric, Funcultural, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, CNA, Basa, Banco do Povo,  Sescoop/RO e Sicoob Norte.