Ações marcam o Dia Nacional de Combate a exploração sexual infantil em Rondônia

O dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual infantil contou com várias ações em todo Estado.

Assessoria com informações da Comarca de Cacoal e MP
Publicada em 22 de maio de 2017 às 15:34
Ações marcam o Dia Nacional de Combate a exploração sexual infantil em Rondônia

O dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual infantil contou com várias ações em todo Estado. Na comarca de Cacoal a equipe psicossocial levou, até a localidade de Riozinho, palestra ao pais e alunos da Escola Estadual Celso Ferreira da Cunha, na qual foram feitos esclarecimentos sobre o tema e exposição de vídeos.

Na oportunidade a psicóloga Endenir Carrelli e as assistentes sociais Andréia Assunção, Eliza Oliveira e Ivonete Carvalho, ressaltaram os variados aspectos da violência sexual contra crianças e adolescentes, consequências físicas e psicológicas e ainda informaram sobre os órgãos de proteção e medidas de caráter preventivo.

Porto Velho

Em Porto Velho, o Judiciário também participou de solenidade alusiva à data de conscientização, no Ministério Público de Rondônia, representado pelo do psicólogo do núcleo psicossocial do Juizado da Infância e da Juventude, Marcos Paulo da Silva

Durante o evento, o Diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-Infância), Promotor de Justiça da Infância, Marcos Valério Tessila de Melo, afirmou que a Lei Federal nº 13.431, que entrou em vigor em abril de 2017, passou a determinar importantes mudanças nas medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente vítima de violência, dentre as quais a instituição do depoimento único e sem danos. “A lei também prevê a atuação de órgãos que compõem a rede de proteção desse público de forma integrada”, destacou, acrescentando que o cumprimento da norma passa a ser um novo eixo de trabalho em Rondônia.

O Dia 18 de Maio foi instituído como data referência para a mobilização nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Rondônia, as atividades alusivas ao dia são promovidas pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, composta por órgãos com atribuições relacionadas à segurança, proteção e assistência desse público.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook