Aécio firma compromisso com Expedito Jr pela transposição

Candidato tucano à presidência gravou depoimento em que afirma que fará a transposição.

Publicada em 14 de October de 2014 às 13:30:00

A enrolação com que os servidores ex-Território Federal de Rondônia vêm sendo tratados pelos Governos Federal e Estadual na questão da transposição está com os dias contados. Nesta segunda-feira (13) , o candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, gravou um vídeo-compromisso firmando com o candidato ao governo pela coligação Muda Rondônia, Expedito Junior, e com os próprios servidores, no qual assume a responsabilidade pela efetivação da transposição logo nos primeiros dias de seu governo, a partir de janeiro.

O depoimento no qual os dois colegas de partido aparecem juntos começará a ser veiculado no horário eleitoral gratuito de Expedito Junior a partir da noite desta terça-feira (14). O vídeo institucional pretende mostrar a forma séria e responsável com que os candidatos do PSDB vão tratar as demandas da população.

DESCASO
No dia 5 de julho de 2011, numa grande cerimônia realizada na antiga boate Quéops, em Porto Velho, atual Talismã 21, a presidente Dilma Roussef, assinou o decreto que regulamentava a PEC da Transposição, num evento em que foi freneticamente aplaudida por milhares de servidores, mas que não passou de mero acontecimento protocolar. “Com a assinatura deste decreto, o Governo Federal resgata uma dívida histórica com o Estado de Rondônia”, comemorou a presidente na ocasião.

Quase três anos depois, no dia 24 de abril do ano passado, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.800, mantendo o texto aprovado no Congresso Nacional, o que também não passou de mais um capítulo da extensa novela. Na verdade, desde julho de 2011, ao longo destes mais de três anos, com o apoio da bancada do PMDB e do próprio governo estadual, os servidores com direito ao benefício vêm sendo manipulados com informações falsas e justificativas que não se sustentam.

DIREITO
"Agora, com o compromisso firmado por Aécio Neves, os servidores finalmente vão alcançar um direito já reconhecido há anos aos servidores de outros ex-territórios como Amapá e Roraima. Vamos usar o dinheiro que será economizado com a transposição para a melhoria salarial dos próprios servidores”, disse Expedito.

O candidato tucano também se pronunciou a respeito da emenda (PEC 11/2014) aprovada por unanimidade em dois turnos em maio deste ano pelo Senado, cujo relator foi o senador José Sarney, que estende a transposição dos servidores do Amapá e Roraima contratados até outubro de 1993. “Caso isso seja efetivado, vamos exigir o mesmo tratamento para com nossos servidores”, avisou Expedito.