Bancários poderão entrar em greve nacional a partir do dia 30

Até a presente data não há sinal de que teremos mais alguma rodada de negociação e, novamente os bancos empurram os bancários para a greve

Publicada em 22 de September de 2014 às 10:45:00

Os funcionários dos bancos poderão parar suas atividades, por tempo indeterminado, a partir do dia 30 de setembro. É o que indica o Comando Nacional dos Bancários, que recebeu da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última sexta-feira 19, na sétima rodada de negociação da Campanha Nacional 2014, proposta de reajuste de 7% (0,61% de aumento real) no salário, na PLR e nos auxílios refeição, alimentação e creche, além de 7,5% no piso (1,08% acima da inflação), índice bem abaixo dos 12,5% reivindicado pela categoria.

Em Rondônia a assembleia geral para deliberar sobre a aprovação da greve acontece na próxima quinta-feira, dia 25, na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), em Porto Velho.

“O que foi oferecido pela Fenaban é um índice que contempla um ganho real já nessa primeira proposta, mas é um índice que está muito abaixo do que exigimos e que sabemos que os bancos podem atender, pois somente nos seis primeiros meses deste ano, tiveram lucro líquido de mais de R$ 23 bilhões. Infelizmente não conseguimos arrancar uma proposta mais justa e coerente, pois nessa proposta não há a proteção ao emprego, mais contratações, mais segurança e melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e das metas abusivas. Até a presente data não há sinal de que teremos mais alguma rodada de negociação e, novamente os bancos empurram os bancários para a greve”, explica José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.