Banco promove pesquisa socioambiental e pede participação da sociedade

Tal resolução foi fruto de uma ampla discussão com a sociedade, iniciada em 2011

Publicada em 30 de October de 2014 às 14:49:00

O Banco da Amazônia está promovendo uma pesquisa para readequar sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) às diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 4.327 do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada no mês de abril deste ano. Segundo esta Resolução, a elaboração da PRSA parte do princípio de que as instituições financeiras devem demonstrar como consideram os riscos socioambientais no processo de gerenciamento das diversas modalidades de risco a que estão expostas. Estabelece ainda que a política deve conter as diretrizes que balizam as ações de natureza socioambiental nos negócios e na relação da instituição com suas partes interessadas.

Tal resolução foi fruto de uma ampla discussão com a sociedade, iniciada em 2011, que resultou na realização de audiência pública cujo edital foi divulgado durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“Nós já possuímos uma Política Corporativa pela Sustentabilidade, porém, devemos avaliar as necessidades de adequação dessa Política à luz das orientações do CMN”, relata Oduval Lobato, Gerente de Gestão de Programas Governamentais do Banco da Amazônia.

A pesquisa sobre a política de responsabilidade socioambiental feita pelo Banco está disponível no site http://www.bancoamazonia.com.br/index.php/pesquisa-prsa. “Precisamos que a sociedade participe respondendo o questionário. Esperamos coletar os principais elementos que deverão ser contemplados na nossa PRSA, contribuindo para a melhoria contínua da atuação do Banco enquanto instituição financeira que tem a missão de trabalhar pelo desenvolvimento regional sustentável da Região Amazônica”, completa Oduval.