Brasil, agora eu te amo!

Brasil, tu perdeste mais uma vez a Copa do Mundo de Futebol. Foste derrotado pelos civilizados belgas por 2 X 1.

Professor Nazareno*
Publicada em 09 de julho de 2018 às 10:30

Brasil, tu perdeste mais uma vez a Copa do Mundo de Futebol. Foste derrotado pelos civilizados belgas por 2 X 1. Lamento te informar, mas eu estava torcendo o tempo todo para que isso acontecesse. E de fato aconteceu, graças ao excelente futebol apresentado pela Bélgica, pois este esporte se ganha com resultados e não com circo. Eu sempre torci contra o teu fraco futebol. Lembro-me vagamente somente de duas Copas em que torci por ti: 1970 no tri e em 1982 na derrota para o Paolo Rossi. Ali eu via um futebol de primeira. Tu, Brasil, conheces a Bélgica? Sabes o que acontece por lá? Sabes como vive o povo daquele país? Sabes por que ele figura sempre entre as melhores qualidades de vida do mundo?  Os belgas, os croatas, os dinamarqueses, suecos, suíços, enfim todos eles torcem o tempo todo pelos seus países, tenha Copa do Mundo ou não.

Tu, Brasil, talvez sejas tão triste e infeliz porque teus filhos só te reconhecem de quatro em quatro anos durante este campeonato. Não fosse isso, certamente tu nunca terias tido uma única demonstração de afeto, de amor. Bandeiras colorem as sacadas, ruas são enfeitadas com as tuas cores, carros particulares portam pequenas bandeirinhas verde-amarelas, capuzes são todos decorados, manifestações espontâneas de “eu te amo, Brasil!” é só o que se observa nestes tempos. Em 2018, por exemplo, estas hipócritas e atemporais demonstrações de afeto por ti começaram exatamente no dia 17 de junho conta a Suíça e terminaram 19 dias depois em 06 de julho contra a Bélgica. Amor dos teus filhos por ti, cara, só agora daqui a quatro anos na Copa do Qatar. Isso se tu conseguires se classificar em umas eliminatórias cada vez mais difíceis. Vás a Doha?

Sacanagem o que fazem contigo, meu caro. Demonstrar amor só a cada quatro anos é um absurdo. Devíamos fazer isto diariamente. Eu sei que há mais de 518 anos tu esperas isso de teus filhos. Como seria bom que este “patriotismo de ocasião” se estendesse pelo menos até três de outubro próximo quando vamos escolher um time que, antes de levantar uma taça apenas, te erguerá para o futuro. Mas eu te amo, Brasil! Talvez até mais do que a minha França, pois te conheci bem antes dela. E quero tudo de bom para ti. Quero que te livres da corrupção que te dilacera o organismo. Sou brasileiro e por isso também desejo que teus filhos sempre escolham os melhores administradores para te comandar. Quero que tenhas qualidade de vida, que tenhas reconhecimento mundial, justiça social, paz e que a tua desigualdade social seja extinta.

Quero também que o teu salário mínimo seja maior e compatível com o trabalho exercido. Quero que tenhas a educação da Bélgica ou da Suíça. Choro pelos teus 60 mil assassinados ao ano. Lamento que em Rondônia ainda exista um “açougue” como o João Paulo Segundo. Triste por que a pouca leitura de mundo aqui não escolherá bem os próximos governantes. Choro por todos os teus policiais mortos. Pelos viadutos tortos e pelas pontes escuras. Choro pelo tanto que te humilham e te roubam. Quero que os teus ladrões sejam punidos na forma da lei. Como seria bom, Brasil, dizer que “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre é só uma invenção. Todas as demonstrações de amor por ti deveriam começar a partir de agora. Gosto de ti por que és uma das dez maiores potências econômicas do mundo, produzes alimentos em grande escala, tens clima agradável e a melhor comida. Não é justo te amar só durante as Copas, mas sempre!

*É Professor em Porto Velho.

Comentários

  • 1
    image
    Christian 09/07/2018

    É ridículo que existam pessoas como H ROMEU PINTO, que usa o termo pejorativo "paraiba". Vá torcer para o Neymar e chorar porque a seleção de futebol não foi campeã. Dá pra ver a ignorância da nossa sociedade através de comentário de pessoas como você H ROMEU PINTO. Lamentável.

  • 2
    image
    Ygor Lourenço 09/07/2018

    Aí me aparece um comentarista, de nome H Romeu, querendo criticar o Professor Nazareno, dizendo que o mesmo comete erros grosseiros no bom uso da Língua Portuguesa. Dá pena, ver um semianalfabeto escrever meia dúzia de palavras sem noção, e demonstrar que não sabe usar o plural das palavras, e, pasmem, não sabe sequer a diferença entre o MAU e o MAL... Seu nome deveria mudar para H. Romeu Livro. De Pinto ele parece gostar...

  • 3
    image
    wilson lopes da costa melo 09/07/2018

    Parabens, professor, Nazareno, pela sua crônica sobre este imenso País chamado BRASIL!!

  • 4
    image
    Francisco Pinheiro 09/07/2018

    Texto excelente. Preciso e oportuno. O amor à pátria deveria ir além da Copa. Perfeito. Ótima reflexão para nós brasileiros.

  • 5
    image
    Telma Rodrigues 09/07/2018

    Grande parte dos brasileiros está entristecida pelo fato de o Brasil haver ficado apenas em 8º lugar nesta Copa do Mundo. Na Educação Mundial, o ranking aponta que o Brasil está em 85º lugar... E ninguém liga para isso. Neymar é um retrato disso.

  • 6
    image
    H ROMEU PINTO 09/07/2018

    Professor Nazareno , como Professor de Português e Gramática que é (formado em letras) , vez ou outra , comete deslise e rasga a gramática, com erros ocasionais do vernáculo em que dá aula . Os textos do Professor Nazareno, embora bem escritos , reflete um pouco de quem é Nazareno, reflete suas frustrações profissionais , salariais , e de existência, como Professor da Rede Pública de ensino , mau pago e que , desconta suas frustrações pessoais e seu insucesso financeiro (pois professor , no Brasil , ganha miséria de salário), tudo isto , influencia seus textos críticos , ácidos, de uma pessoa medíocre que ele é, um Paraiba que morria de fome no agreste e sertão Paraibano, que veio matar sua fome em Rondônia, Estado que não o deixou morrer de fome e que recebe , através de sua diarréia mental , textos comparáveis a estrume de porco.

  • 7
    image
    marcos 09/07/2018

    Dessa vez concordo plenamente contigo professor. Nossa pátria é grandiosa demais para sermos patriotas só em época de copa do mundo. Parabéns .

  • 8
    image
    Suamy Vivecananda 09/07/2018

    Parabéns, esse é o Professor José do Nazareno "paz e amor". Racional e lógico, texto muito bem pensado.

  • 9
    image
    Suamy Vivecananda 09/07/2018

    Parabéns, esse é o Professor José do Nazareno "paz e amor". Racional e lógico, texto muito bem pensado.

  • 10
    image
    christian 09/07/2018

    Excelente comentário professor.

  • 11
    image
    Ademar 09/07/2018

    Caro professor, o brasileiro é reflexo de quem comanda o país, só aparecem de quatro em quatro anos, ou seja, alguns reclamam, mas se comportam da mesma forma, brasileiro deveria ser sempre e não de quatro em quatro anos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook