Capital ganhará novos semáforos e abrigos de ônibus

Os investimentos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) com o objetivo de melhorar o fluxo da trafegabilidade e reduzir os índices de acidentes.

Publicada em 17 de July de 2014 às 17:18:00

Porto Velho está ganhando novas sinalizações, que vão desde redutores de velocidade a conjuntos semafóricos. Os investimentos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) com o objetivo de melhorar o fluxo da trafegabilidade e reduzir os índices de acidentes.

As mudanças começam pela Rua Tenreiro Aranha, nos cruzamentos com as Avenidas Pinheiro Machado, Dom Pedro II e Almirante Barroso. Os trechos estão ganhando redutores de velocidade, que visam alertar o condutor sobre a preferência da via e o cuidado ao atravessá-la. “Mesmo com os índices demonstrando que boa parte dos acidentes ocorre em cruzamentos sinalizados, nós reforçamos o pedido de atenção aos motoristas”, comentou o secretário Carlos Guttemberg, responsável pela Semtran.

Outra mudança destinada à melhoria na organização do trânsito é a autorização para instalação de semáforos nos cruzamentos da Rua Rafael Vaz e Silva com Dom Pedro II e Tancredo Neves com Algodoeiro. Para isto foi realizada uma contagem volumétrica, que de acordo com Guttemberg, precisa registrar em torno de 1200 veículos de passagem durante uma hora, para comprovar a necessidade de sinalização eletrônica. Tal investimento está avaliado em cerca de R$40 mil reais cada, aplicados em todo o projeto e na execução. A ordem de serviço foi assinada na semana passada e os controladores de tráfego devem estar em funcionamento nos próximos dias, garantiu o secretário. “Com os novos sinais, melhoraremos o escoamento do sentido norte/sul da cidade”, justificou.

Além da nova sinalização, a Semtran tem se preocupado também com os abrigos de ônibus. Uma força tarefa com mão de obra própria da secretaria tem trabalhado na recuperação das estruturas espalhadas pela cidade. "Naquelas de concreto, nós estamos pintando e lixando, por meio de uma equipe composta por três servidores, que diariamente realizam tal ação. Já no caso dos abrigos de metal, estamos revitalizando através de uma empresa contratada", explicou Carlos, que destacou a reinstalação de três estruturas metálicas na Avenida Sete de Setembro, na altura do Clube do Ferroviário. “O ponto de ônibus naquele local é de bastante fluxo, precisamos dar mais conforto aos usuários que ali esperam” ,comentou.

A meta é de reformar pelo menos 125 abrigos, mais de 60 já passaram pelas mãos da Semtran, que deve reinstalar outras 40 estruturas de concreto, removidas nos anos anteriores por apresentarem algumas irregularidades e disponibilizar ainda outros 2 de metal na Rua Gibim, no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.