Carta da professora Berenice

Escrevo a vocês para esclarecer e informar sobre as providências tomadas a respeito das calúnias que me impingem colegas da Unir.

Assessoria | Foto: Reprodução
Publicada em 17 de novembro de 2017 às 13:01
Carta da professora Berenice

Profa. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. 

Colegas, Alunos e Amigos!!

Escrevo a vocês para esclarecer e informar sobre as providências tomadas a respeito das calúnias que me impingem colegas da Unir. Com estas informações cumpro com dever de cidadã, servidora pública e com o respeito que devo aqueles que me prezam e reputam importância ao meu trabalho acadêmico.

Estes colegas não só me denunciaram como alardearam suspeitas, portanto sem provas, que o meu título de doutorado defendido em Cuba (Universidad de La Habana - UH) era inexistente assim como colocaram sob suspeição de fraude a revalidação do mesmo pela UnB. Além disso culminaram por afirmar que eu como servidora pública me beneficiei de tal “revalidação, inclusive assumiu o cargo de Reitora da Universidade Federal de Rondônia”. É deveras lastimável, dolosa, própria para causar, como causou, dúvidas entre os professores técnicos e alunos da UNIR, além de amigos que souberam das infâmias.

Destaco acima apenas um trechos da ação judicial de reparação de danos morais (em breve irei para o campo penal), que acabo de protocolar.  

Levei ao conhecimento do Juiz que estou sendo, de forma maldosa, irresponsável e desonrosa, por parte dos requeridos, acusada de falsificar a revalidação do diploma de Doutorado, que tramitou pela Universidade de Brasília.  Afirmo: a revalidação foi aprovada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, em expediente do Decanato, enviado para a Diretoria de Administração Acadêmica em 22 de Agosto de 2003.

Também demonstrei que desde o dia 08 de Dezembro de 2003 estão depositados na Biblioteca Central da UNIR, os dois exemplares da tese por mim defendida em 04 de Julho de 2002, na Universidad de La Habana (UH). Consignei, aliás, que naquele dia o Tribunal formado por onze avaliadores daquela Instituição secular aprovou, à unanimidade, a sobredita Tese.

Depois de discorrer e dissecar, uma a uma, cada mentira criada pelos requeridos, disse ao Magistrado que as insinuações maliciosas e caluniosas propostas, dolosamente, por eles devem ser espancadas pela Justiça e que embora tentem enlamear a minha honra e a minha imagem, eles não conseguirão.

Ressalvei que a repetida postagem de uma mentira nas redes sociais é amplificada para além da comunidade de interesse, tornando-se, quiçá uma verdade. Somente agora se começa a compreender, na integralidade, o efeito das chamadas fake news (notícias falsas) na destruição de reputações duramente conquistadas.

Pedi, com base nas normas legais e, sobretudo, no preceito estabelecido no art. 5°, inciso X, da Constituição Federal, que sejam eles condenados a me indenizarem pelos danos decorrentes da violação.

Registrei que o resultado do montante que eles venham ser condenados, reverterei parte em prol da aquisição de livros, para a nossa Biblioteca Central/UNIR, e parte doarei para o uma instituição de saúde que necessita atender a população, principalmente crianças, com enfermidades graves.  

Todos vocês - colegas, alunos e amigos - sabem quanto às maledicências lançadas contra mim, por meio de Representações vazias, protocoladas na UNIR e no MEC (além de outros órgãos públicos, segundo os próprios), bem como a ampla divulgação nas redes sociais minaram o meu cotidiano acadêmico, geraram desgosto, mas, por outro lado, me revestiram de força porque “...hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás! Hasta la victória, siempre!”            

Entretanto, por orientação do meu advogado esperei, pacientemente, o momento próprio para a defesa, o que faço nesta oportunidade, bem como para o ataque, o que fiz no dia de hoje. A demora deu-se porque tínhamos que esperar as respostas quanto aos documentos solicitados de vários lugares, para calçar as afirmações e destronar os labéus lançados contra mim.

Estou, neste momento, feliz, respondendo por minhas atividades acadêmicas no meu estágio Pós-Doutoral, apoiada pelo meu Departamento Acadêmico; também me sinto contemplada com o dever de informar a todos os que me respeitam como profissional, as medidas que tomei em minha defesa, porque entendo que para além de superar este ataque pessoal a minha dignidade profissional, devo continuar honrando o nome da Universidade Federal de Rondônia. 
 
Renovo, encarecidamente, meus agradecimentos e atenção!  
 
Profa. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Quele Cavalcante 17/11/2017

    À Dra. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho todo meu apoio. Uma excelente profissional, respeitosa, integra e proba. Umas das melhores professores que tive no Curso de Ciências Sociais/UNIR.

  • 2
    image
    Lana Augusta 17/11/2017

    Parabéns pela sua defesa e preocupação em demonstrar a sua formação digna.

  • 3
    image
    Walfredo TAdeu 17/11/2017

    Apoio irrestrito a Professora Doutora Berenice, que é digna de toda confiança dos amigos e até dos inimigos, que sempre tratou com respeito e dignidade. Apenas aqueles que não tem honra e dignidade podem levantar tamanha infâmia.

  • 4
    image
    MARIA INÊS SOARES DE OLIVEIRA 17/11/2017

    Empenho o meu apoio integral à Dra. Berenice Tourinho, pessoa e profissional que admiro, respeito e estimo.

  • 5
    image
    Luciano Oliveira 17/11/2017

    Todo o meu apoio à professora Berenice. Aos acusadores falaciosos, o meu desprezo! Que se faça a devida justiça.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook