Chove e fede sem parar

É assim desde que aqui nasci e desgraçadamente, posso dizer que piorou muito.

Luciana Oliveira
Publicada em 16 de março de 2018 às 13:37

É tempo chuvoso, de água a subir calçadas e bueiros a arrotar a catinga da capital. Da parte mais pobre à mais nobre, sobe o fedor das coisas erradas.

É assim desde que aqui nasci e desgraçadamente, posso dizer que piorou muito.

Não me refiro à fedentina por falta de saneamento básico adequado, mas a que envolve nossos poderes públicos. Fedem o legislativo, o executivo e o judiciário.

Se instalarem em prédios novos, suntuosos, não amenizou o bodum.

Os escândalos não param, se acumulam.

No legislativo, temos ex-representantes do povo presos, a serem presos, condenados sem pena restritiva de liberdade e impunes. Do executivo, a mesma coisa.

No judiciário, temos juízes ‘punidos’ com a aposentadoria compulsória, aquele ‘quase prêmio’ a quem falta com seus deveres funcionais.

É dos agentes públicos e políticos a pior inhaca.

Mas, que povo é esse que de tão submetido, se acostumou ao mau cheiro ao invés de reclamar?

Pior, que contribui com a pestilência?

Fosse justo culpar só os que exercem funções públicas não estaria vendo no poder, eleitos ou não, herdeiros da imprestável mentalidade política da época do meu primeiro sutiã.

Os cidadãos comuns são cúmplices do romântico fingimento de que o poder emana do povo e em seu nome é exercido.

Nós mentimos, vós mentis, eles mentem.

Mais um escândalo veio à tona com as águas de marco e de novo envolvendo os poderes legislativo e executivo do estado.

Uma escuta clandestina revelou conversa pra lá de indecorosa entre o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho e o deputado Jesuíno Bouabaid.

Truncado ou não o diálogo, como alegam os envolvidos, era de utilizar instrumentos legais para chantagear o governador Confúcio Moura que falavam.

Era sobre sabendo, não mandarem investigar imediatamente denúncias que poderiam derrubar o governo e evitar o prejuízo de milhões ao estado.

Os deputados divulgaram umas notas focando apenas na gravidade da interceptação ilegal da conversa.

O governador se limitou a dizer que diante de tão grave fato só lhe cabe o silêncio.

Foi há poucos dias e já não se fala mais nisso. O povo inalou a catinga com espantosa normalidade.

Tem jornalista que até qualifica os que usam a estratégia da desfaçatez diante de um escândalo como admiráveis articuladores políticos.

Tamanha a impureza, sistêmica e banalizada deve ter sequelado o cérebro dos rondonienses para justificar frouxidão e acomodação à indecência.

A possibilidade de higienização está logo ali, nas eleições de outubro.

Infelizmente, o que vemos em veículos de comunicação e nas redes sociais são perspectivas de intenção de votos em vários políticos catingosos.

E assim se alternam os períodos chorosos e fedorentos em Rondônia.
Da parte mais pobre à mais nobre, o insuportável mau cheiro a que se referiu Gullar:

Falo de um odor que entranha em tudo e que se espalha
pela cidade inteira feito gás
e por mais
banhos que tomemos
e por mais
desodorantes
que usemos
(na boca, na axila
na vagina;
no vaso do banheiro,
no setor financeiro)
não se acaba esse cheiro

Comentários

  • 1
    image
    RAPARIGO 16/03/2018

    NUNCA TINHA OUVIDO FALAR NESSA "JORNALISTA". FOI SÓ O PARTIDO DELA SAIR DO PODER QUE ELA APARECEU. ESTRANHO, NÃO ?

  • 2
    image
    Mirian Franco 16/03/2018

    Criou-se uma ideia no mundinho de alguns de que quem tem opinião crítica é esquerdopata, petista ou lulista, não exatamente nessa ordem. Muito pelo contrário, não era nada disso, mas de tanto ver “os reaça” clamando isso, fui ver tudo isso de perto. Comecei conhecendo, isto é, lendo sobre os governos de esquerda. Depois fui acompanhar a história de pessoas como Frei Beto, Erundina, Lula, Haddad, Boulos e percebi haver maior dignidade na convicção dessas pessoas do que aquela que está exposta hoje à nossa vida pelo governo atual, que não é nem arremedo do que se iniciou com Dilma. Por isso a tiraram, pois não se submeteu aos acordos que eles queriam. Reaça expõe opinião sobre livro que nem leu! Penso começar por aí esse medo que pessoas desinformadas têm sobre discordar, contrapor, opinar com conhecimento, e até atingir o consenso no debate porquê dá trabalho pensar. Repetir é mais tranqüilo. Disfarçar-se na multidão. Tudo, menos uma opinião própria para não me expor. E dá-lhe ódio aos que pensam também no bem estar dos outros, afinal o mundo está aí para ser explorado. É pobre defendendo escravidão e classe média se sentindo dona do mundo. É, Luciana, haja narinas! Meu ar!

  • 3
    image
    Jéssica 16/03/2018

    Luciana! Porquê você não fala um pouco sobre as administrações do seu partido? Em Porto Velho e nas cidades do interior de Rondônia? Só engole suas opiniões quem não sabe o meio que vive. Você NÃO é NOVA na política, você faz parte do grupo que teve oportunidade de ajudar a população de Porto Velho. Ah, eu gostaria de saber também sua opinião sobre a situação do companheiro Lula

  • 4
    image
    domingos 16/03/2018

    Fede em todos os sentidos, estamos falando da realidade de porto velho, e do brasil, não de outras nações, quem copia e o subdesenvolvimento, que já voltamos outra vez a esta baixaria.

  • 5
    image
    J . Santos 16/03/2018

    Concordo Delegado, ela abordou um Tema ou Fato q realmente merece uma resposta, mais infelizmente como todo(a) Esquerdopata, leva pro lado Radical e q só eles sabem fazer, o que não é verdade, afinal de conta, os ídolos deles são os citados por v.sa., além do Deus maior (deles) LULA, a cara escrevente do texto, esquece da situação em q o País ficou, após a passagem pelo poder de pessoas que se diziam e dizem o mesmo q ela prega hj. Tudo isso é pra q ela se promova a candidata à Deputada, será que se ela tivesse feito algo precisaria disso pra se promover???  Só ti compra quem não ti comhece, escrevente de coluna(de mau gosto) Abraços!

  • 6
    image
    MOACIR FIGUEIREDO 16/03/2018

    A ARTICULADORA JÁ DEMONSTROU CLARAMENTE SUA IDEOLOGIA ESQUERDISTA E EM OBSTANTE ESTAR CORRETA EM SUAS APONTAÇÕES, GOSTARIA QUE ESCLARECESSE SE ESTARÍAMOS MELHOR SOB O COMANDO DE SUES LÍDERES STÁLIN, FIDEL, GUEVARA, POO POT, MAO EVO MORAES E POR AÍ VAI.....

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook