Confúcio que agora cobra lealdade é o mesmo que conspira contra Maurão de Carvalho, pré-candidato do MDB à sucessão estadual

Aliás, em entrevista recente, Maurão também se queixou da traição de Moura em não declarar apoio ao candidato do partido.

Robson Oliveira
Publicada em 17 de julho de 2018 às 14:20
Confúcio que agora cobra lealdade é o mesmo que conspira contra Maurão de Carvalho, pré-candidato do MDB à sucessão estadual

INSULTOS – Ex-colaboradores na administração de Confúcio Moura foram às redes sociais para protestar depois que viralizaram os áudios do ex-governador insultando o senador Valdir Raupp e o presidente do MDB, Tomás Correia, por supostamente orientarem os convencionais do partido a escolher apenas um candidato ao Senado e barrar a pretensão do ex-governador em disputar pelo MDB uma das vagas ao senado.  

TRAQUE - Os vazamentos dos áudios teriam sido premeditadamente combinados entre o ex-governador e uma secretária de educação de um município da região da Mata, conforme apurou a coluna, no intuito de provocar reações tão fortes que garantissem os votos na convenção do partido que Confúcio Moura necessita para compor a chapa majoritária do MDB. A repercussão foi enorme entre emedebistas e militantes engajados nas pré-campanhas, mas os insultos foram tão acerbos para quem ostenta uma caricatura de monge que ecoaram de forma negativa e provocaram efeitos menos estrondosos do que o esperado pelo ex-governador.

SOLIDARIEDADE – Não houve um único deputado federal, estadual, prefeito ou vereador do MDB que viesse a público se compadecer com os impropérios ditos por Confúcio Moura contra seus supostos traidores. Sequer aqueles alcaides de outros partidos que nas eleições passadas optaram em apoiar o então governador. E a razão é simples: quando governador, Moura reiteradamente relatava em seu BLOG queixas em relação aos pedidos de emprego feitos por correligionários e passava pito em cada aliado que insistisse com os pedidos. Nas redes sociais as poucas solidariedades partiram dos ex-colaboradores e de quem não é convencional no MDB.

TRAIÇÃO – Enquanto Moura diz que foi traído pela cúpula do MDB que havia prometido a vaga senatorial, internamente convencionais lembram que o mesmo Confúcio que agora cobra lealdade, é o mesmo que conspira contra Maurão de Carvalho, candidato pré-lançado pelo MDB à sucessão estadual. Confúcio nunca escondeu a preferência por um candidato a governador com perfil totalmente diferente do Maurão. Aliás, em entrevista recente, Maurão também se queixou da traição de Moura em não declarar apoio ao candidato do partido.

LOROTA – Como não existem candidaturas natas,  é natural que os partidos, na medida que se aproximam as convenções, refaçam as contas para projetar as perspectivas eleitorais. O MDB percebeu que a entrada em cena da pré-candidatura de Marcos Rogério (DEM) ao Senado Federal diminuiria as chances de uma única legenda eleger os dois senadores, razão pela qual, candidato à reeleição, Valdir Raupp passou a ter a preferência dos convencionais. É lorota dizer que haja uma revolta generalizada no MDB, caso houvesse, os convencionais teriam declarado apoio a Confúcio e não ao Raupp. Portanto, a suposta traição a Confúcio Moura seria especialmente dos convencionais: esses sim, responsáveis por escolher os candidatos do MDB. A lorota tem tão somente o fim de provocar constrangimento à cúpula emedebista.

RECIPROCIDADE – Quando lançou a candidatura a governador ainda em 2010, Confúcio Moura foi obrigado a disputar as prévias do PMDB contra Suely Aragão, ex-prefeita de Cacoal. Na época o ex-governador se queixou muito da oposição interna da ex-prefeita e pediu ajuda exatamente ao Raupp para que garantisse a maioria dos convencionais em seu favor. Pelos menos duas vezes Moura chegou a pensar em desistir da disputa e não o fez por contar com a reciprocidade do apoio do senador. O mesmo que hoje ele chama de malfeitor.

INCENDIÁRIOS – Não há como desconhecer que Moura possui capilaridade para disputar uma vaga senatorial com chances reais de sucesso. Mas uma campanha tem começo, meio e fim e duas candidaturas em pé de guerra no mesmo palanque é a fórmula certeira denominada de “abraço de afogados”. Os pré-candidatos ao mesmo cargo adorariam concorrer com um palanque nestas condições adversas e por este motivo Moura tem recebido apoio mais dos adversários do MDB do que dos convencionais do partido. Todos querem ver o circo pegando fogo. E Raupp ao perceber as labaredas atua nas coxias para evitar virar cinzas já que seus detratores fazem campanha nas mídias sociais pela sua cremação.

CONSPIRAÇÃO – Em conversa com a coluna o senador Acir Gurgacz (PDT) garantiu que mantém a pré-candidatura ao Governo de Rondônia e informou que discorda de quem o julga inelegível. Acir lamentou a postura do chefe da Casa Civil do Governo, Eurípedes Miranda, que, segundo o senador, tenta desconstruir sua candidatura e força a barra para que o governador Daniel Pereira seja seu substituto nas eleições. A conspiração de Miranda, para Acir, é um ato isolado já que o governador tem reiterado o apoio a sua postulação.

ANÚNCIO - Com a presença do ex-governador de São Paulo, o PSDB rondoniense, o DEM e o PSD vão anunciar no próximo sábado, em Ji-Paraná, os nomes dos pré-candidatos a governador, senador, deputados federais e estaduais. É um evento que começa a definir o cenário dos grupos políticos que vão se enfrenta em outubro. Aliás, esta coluna, meses atrás, previu tal cenário. Embora nem todos tenham concordado. 

LUTO – Embora este colunista não fosse eleitor de nenhum dos dois políticos que recentemente faleceram, Chagas Neto e Moreira Mendes,  foram parlamentares federais, cada um a seu tempo, de maior grandeza ao defender seus postulados no Congresso Nacional. Eram duas pessoas afáveis e de refinado trato mesmo com quem divergiam. Rondônia fica mais pobre na seara política com a passagem de ambos. Esta coluna lamenta e compartilha do luto.

Comentários

  • 1
    image
    Bento 18/07/2018

    Ô Leila, sei que vc é gente boa, e pegar briga por causa desses políticos não vale a pena, mas tenha certeza que essas confusões todas estão sendo feitas pelo Dr. Confúcio, que também é gente boa, mas na ultima hora resolver sair do partido sem comunicar nada pra ninguém. O Partido que tem candidato a Governador tem de ter alguns cargos para negociar com outros partidos para criar uma aliança forte. com essa decisão o Confúcio deixou o partido sem opção. isso deve ser decidido na convenção.

  • 2
    image
    Altamir Roque 18/07/2018

    O cenário político em Rondônia é dos piores em termos de mudanças. A coisa pega ainda mais para os cargos de senador e governador. A possibilidade de renovação é praticamente zero e com isso teremos que escolher entre um ruim e um péssimo. Lembram da gravação que maurao fez sobre Daniel e Confúcio ? Não tem santo nesse altar. Os partidos não nos dão opções reais de renovação, por isso penso que a lei eleitoral e sistema partidário devem mudar de modo a permitir candidatos sem filiação partidária. Os partidos atrapalham a democracia e protegem os ruins dando possibilidades de reeleição e foro privilegiado. O Brasil continua sem jeito.

  • 3
    image
    Geraldo Linhares 18/07/2018

    Será que o povo de RO não aprendeu ainda que, para ser governador, o cabra precisa de um mínimo de preparo para tal? O MDB deveria repensar sua candidatura ao cargo de governador. Tem, em seus quadros, gente mais preparada. É duro vermos gente ignorante chefiando a ALE, pessoa rude administrando o Estado, todos comendo pela mão de assessores. Será que nós, eleitores, somos tão burros assim??? Fechemos, então, todas as nossas escolas. Abramos centros de preparação de políticos despreparados e analfas...

  • 4
    image
    MOACIR FIGUEIREDO 18/07/2018

    Hoje, 19 de julho, o homem publicou nas redes sociais que se não for senador vai cuidar de boi e peixe. Tenho uma vara de pescar obsoleta que há muito não foi usada e estou dando de presente a Vossa Excelência. Só a título de ilustração, para demonstrar a forma deletéria como tratou os servidores mais antigos, que como eu efetivamente deram sangue pelo estado, lembro que V. Exa, juntamente com meu ilustre amigo Jorge Braga, empurraram uma lei de goela abaixo impedindo aqueles que fossem nomeados a um carguinho de CDS não pudesse perceber o abono de permanência. Estamos há um ano e meio sem receber o abono, e agora, como o TJ RO declarou a inconstitucionalidade da famigerada Lei, o pepino caiu nas mãos do atual governador, o ilustre Daniel Pereira.

  • 5
    image
    leila maria bedeschi 18/07/2018

    Por favor Bento não me julgue, jamais poderia eu uma mulher temente a DEUS, comparar qualquer mortal ao nosso Salvador Jesus Cristo, apenas quis mostrar que se até Jesus Cristo o salvador foi traído, imagina um mortal como Doutor Confúcio Moura?

  • 6
    image
    Mariana 18/07/2018

    Apesar de não votar no Raupp me parece que o Confucio descaradamente trai seu partido e num jogo de encenação tenta enganar os incautos! Quanta hipocrisia nesta política nojenta!

  • 7
    image
    Agustinho Guerreiro 18/07/2018

    CONFUCIO MOURA E VALDIR RAUPP SÃO FARINHAS DO MESMO SACO E A CARA DO MDB,PARTIDO CORRUPTO,DIRIGIDO POR CORRUPTOS,ALIADOS AOS DE RONDONIA,A EXEMPLO DE ROMERO JUCÁ,JADER BARBALHO,RENAN CALHEIROS E MICHEL TEMER,TODOS FARINHA DO MESMO SACO. ESTA FACÇÃO CRIMINOSA CHAMADA MDB,E SUAS ALIADAS , PT,PP E PR,JÁ DEVERIAM TER OS SEUS REGISTROS CASSADOS NO TSE,POIS FALIRAM A NAÇÃO E A NOSSA ECONOMIA DESPENCOU GRAÇAS A ESSA TURMA. FORA MDB.

  • 8
    image
    Bento 18/07/2018

    O SINCERO É IRMÃO DO AFRANIO, SÃO PETISTAS ROXO, PARA DESQUALIFICAR TODO MUNDO. MAS A LEILA FOI FUNDO DEMAIS, COMPARAR O CONFUCIO A O QUE ACONTECEU A JESUS CRISTO É DEMAIS. COMPARE ELE A NERO QUE LAVOU AS MÃOS E VIROU AS COSTAS POR MAIS DE 7 ANOS PARA O SEU PARTIDO E QUE AGORA QUER APOIO.

  • 9
    image
    leila maria bedeschi 18/07/2018

    Pobre Confúcio Moura, tão paparicado, tão bajulado enquanto Governador! Rei posto Rei morto, já dizia minha amada avó, se conforme Doutor Confúcio, pois até Jesus Cristo que foi recebido com palmas ao entrar em Jerusalém, foi o mesmo que foi morto cruxificado, em detrimento de um bandido chamado Barrabás, escolhido para se salvar no lugar de Jesus cristo, que foi traído pelo mesmo povo que chamava de Rei e que havia recebido-o com palmas. .Não se desgaste, nós sabemos o seu valor.

  • 10
    image
    AFRANIO COBRA 18/07/2018

    tenho nojo desse sistema político atual , nenhum desses perversos merecem o meu voto!!!! vou votar nulo,

  • 11
    image
    AFRANIO COBRA 18/07/2018

    tenho nojo desse sistema político atual , nenhum desses perversos merecem o meu voto!!!! vou votar nulo,

  • 12
    image
    AFRANIO COBRA 18/07/2018

    tenho nojo desse sistema político atual , nenhum desses perversos merecem o meu voto!!!! vou votar nulo,

  • 13
    image
    Sincero 17/07/2018

    SEM FUTURO.  COM UM MONTE DE CANDIDATOS SUJOS COM SEUS NOMES DENUNCIADOS NOS TRIBUNAIS, O PREZADO ELEITOR FICA SEM OPÇÃO DE ESCOLHA, NOMES BASTANTE MANJADOS SEM TER O QUE OFERECER. SERÁ QUE AINDA TEM GENTE QUE VAI PERDER SEU TEMPO PARA OUVIR ABOBRINHA DESSES POLÍTICO?  SERÁ QUE GENTE ATOA QUE VAI ACREDITAR EM PROMESSAS DE POLITICO?  

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook