Cooperativismo de crédito e caridade - é possível ?

ROMILTON MARINHO VIEIRA

Publicada em 19 de September de 2014 às 16:01:00

Nos dias 10 a 12 de setembro de 2014 participei

como Cooperado da SICOOB PORTOCREDI, de Porto Velho, do 10º CONCRED- Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito em Manaus-AM, com mais de 1500 participantes com o tema: Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O Melhor Caminho.

Vi tanta coisa interessante que resolvi escrever Primeiro, entendi que Cooperativa de Crédito não é banco e sim uma instituição financeira cooperativa na qual os usuários são os donos os quais participam dos resultados financeiros,
as sobras, com os demais cooperados ao final do ano. Isso movimenta a economia local, o comércio, a produção; além de criar novas oportunidades de emprego e renda.

Já vi de pronto, o alcance social do empreendimento cooperativista. E tudo que é social, tem o meu carinho e simpatia.

Um segundo ponto que me chamou bastante atenção é o caráter de inclusão social que as cooperativas de crédito
possuem, já que dão um tratamento especial, pessoal, ao cooperado, por ser este dono do negócio. É gostoso chegar à Cooperativa e ser chamado pelo nome, ser tratado com respeito, com carinho e com pouca e quase nenhuma fila. No sistema financeiro tradicional isso não ocorre. Lá a relação é você e a máquina. Você é mais um.

Um terceiro ponto que vi neste congresso foi o fomento da caridade, da filantropia, como elemento de solidariedade
e cidadania, um dos princípios do Cooperativismo: Fazer para as pessoas! É inclusão social O SICCOB NORTE (Rondônia) fez uma doação de R$ 1.500,000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para a construção do HOSPITAL DO CANCER DA AMAZÔNIA– da Fundação Pio XII, em Porto Velho. Que gesto lindo, solidário, generoso!

Quantas pessoas serão beneficiadas com este gesto cooperativo, cidadão, com o funcionamento e instalação do Hospital do Câncer da Amazônia em Porto Velho; Este empreendimento é uma extensão do Hospital de Câncer de Barretos, que tem como mantenedora a Fundação Pio XII.

Com isto me veio à mente uma questão que acredito e repasso, como uma crença pessoal. A caridade é o caminho da felicidade. Quanto mais você ajuda as pessoas, mais Deus te acolhe e te ajuda e muitas vezes em dobro e até em triplo.

Faça um dia esta experiência e verá o resultado. Veja quem é Dizimista nas igrejas. Ninguém tem nada a reclamar. É só bênção.

Por isto, Cooperativismo de Crédito, com este perfil acima, é um desafio, já que te joga para frente, ajuda as pessoas,
cria emprego e renda e faz bem ao bolso e ao coração.

E aprendi por ultimo neste Congresso, que temos que possuir a CALCULADORA DO CIDADÃO. Já viu falar sobre isto?

Um aplicativo junto ao Banco Central para desenvolver a cidadania.  Entre no site do BACEN e baixe a ferramenta. www.bcb.gov.br.

Até um próximo....