Corpo de Bombeiros faz alerta para riscos de afogamentos em rios e balneários

Ele lembrou que todas as pessoas, e as crianças principalmente, devem sempre estar bem equipadas, usando colete salva vidas de espuma – o de ar pode esvaziar.

Texto: Cleuber Rodrigues Pereira Foto: Rosinaldo Machado
Publicada em 16 de agosto de 2018 às 09:28
Corpo de Bombeiros faz alerta para riscos de afogamentos em rios e balneários

“Água no umbigo é sinal de perigo”. Esta é uma orientação do Corpo de Bombeiros de Rondônia, para fazer frente aos casos de afogamentos ocorridos em todo Estado nesta época de férias e muito calor e, portanto, de muita procura aos banhos e balneários, sem o devido cuidado com os riscos que eles oferecem.

Para o capitão Samuel Araújo, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento da corporação, é preciso muito cuidado, principalmente com as crianças e aqueles que não sabem nadar, exigindo dos responsáveis e orientadores, a adoção de medidas e cuidados para evitar afogamentos, de modo especial não se aventurando por lugares de águas mais profundas, tendo sempre alguém que saiba nadar por perto.

Ele lembrou que todas as pessoas, e as crianças principalmente, devem sempre estar bem equipadas, usando colete salva vidas de espuma – o de ar pode esvaziar -, e manter uma distância numa maior que um braço de distância do responsável (pais). Ele citou ainda a importância do banhista não habilitado evitar escalar, desbravar ou banhar em cachoeiras, que são ambientes que apresentam grandes riscos de acidentes.

O capitão Samuel fez um alerta especial aos banhistas que exageram na bebida e se aventuram alcoolizados pelas águas. Segundo ele, nessas condições os riscos são maiores pelo descontrole provocado pela bebida, geralmente com ocorrências fatais.

O comandante citou ainda os afogamentos registrados na última semana em Porto Velho e Ji-Paraná, para informar que o Corpo de Bombeiros realiza importante trabalho de divulgação e orientação às pessoas, com folderes e cartazes, e que dispõe do telefone 193, também, para orientação e atendimento às ocorrências em todo Estado de Rondônia. “Se forem observadas, essas orientações podem salvar vidas” disse.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook