Corrupção passiva: Bancada de Rondônia vota a favor de Temer e ajuda a arquivar denúncia contra presidente da República

Dos oito deputados federais rondonienses, apenas Expedito Neto (PSD), Marcos Rogério (DEM) e Mariana Carvalho (PSDB) votaram a favor da abertura de processo de  investigação contra o presidente República.

Tudorondonia
Publicada em 02 de agosto de 2017 às 19:28
Corrupção passiva: Bancada de Rondônia vota a favor de Temer e ajuda a arquivar denúncia contra presidente da República

Plenário da Câmara dos Deputados Federais

A maioria da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados Federais votou contra a abertura de processo por corrupção passiva contra o presidente da República, Michel  Temer (PMDB).

Dos oito deputados federais rondonienses, apenas Expedito Neto (PSD), Marcos Rogério (DEM) e Mariana Carvalho (PSDB) votaram a favor da abertura de processo de  investigação contra o presidente República.

Luiz Cláudio (PR), Marinha Raupp (PMDB), Lúcio Mosquini (PMDB), Lindomar Garçon  (PRB) , Marinha Raupp (PMDB) e Nilton Capixaba (PTB) votaram por arquivar o pedido de processamento do presidente  formulado pelo procurador geral da República ao Supremo Tribunal Federal.

Temer foi gravado em conversa com o presidente da JBS/ Friboi, Joesley Batista, negociando propina.

Às 19h26 minutos, horário de Rondônia, o placar de votação mostrava um placar decisivo a favor do presidente Michel Temer, que não será processado pelo STF. 

Embora a votação continue, devido às somas possíveis dos votos restantes, não há mais possibilidade de o Plenário da Câmara dos Deputados autorizar o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva (SIP 1/17).

Até o momento, 287 deputados votaram e os que ainda precisam dar seu voto, somados aos favoráveis ao prosseguimento da denúncia, não chegarão a 342 votos.

Entenda a denúncia
Michel Temer foi denunciado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva nas investigações decorrentes da delação de Joesley Batista, do grupo J&F.

Temer foi acusado de ser beneficiário dos recursos entregues pela empresa ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, que havia sido assessor especial da Presidência da República. Conforme a Constituição, um eventual processo contra o presidente da República no Supremo, por crime comum, só pode ser aberto com aval de 2/3 dos deputados (342 do total de 513).

Parecer
Em julho, a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Câmara -  aprovou o parecer contrário ao andamento das investigações. O texto vencedor, por 41 votos a 24, foi o do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que rejeita o pedido de Janot para investigar Temer.

No parecer, Abi-Ackel questiona a legalidade da gravação feita por Batista, que, na avaliação do deputado, conduziu uma “conversa maliciosa e mal intencionada”. Abi-Ackel também afirma que, nos diálogos, não houve crime.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Silvanio 03/08/2017

    Num Estado onde cada veículo de comunicação pertence a um grupo político é difícil para o eleitor determinar com certeza quem está a frente das pesquisas. Cabe a ele, o coitado e na maioria das vezes, analfabeto político, entender tudo isto e separar o joio do trigo. Do meu ponto de vista em gostaria que as eleições fossem todos os anos (tanto para vereador, prefeito, deputados, senadores, e até para presidente), pois assim o povo não teria tempo para "esquecer dos fatos". Vislumbro ai ainda um outro lado positivo. Todo ano teríamos milhões de reais circulando e movimentando a economia de cada município. O lado ruim é saber que tais milhões sairá novamente do bolso do povo, quer seja por intermédio de doações legais, ilegais, propinas, dentre outras.....

  • 2
    image
    Laercio dos Santos 03/08/2017

    São Farinha do mesmo saco!

  • 3
    image
    jeovan freire dos santos jasset 03/08/2017

    esse e o pais que não passou do período de colônia

  • 4
    image
    merinalda de oliveira rodrigues 02/08/2017

    Caros eleitores cabe a cada um de nois não esquecermos que em 2018, ou seja ano que vem os juizes ceremos todos nois com titulo de eleitores nas mãos, não podemos esquecer os que votaram contra o povo ficando a favor da corrupição sejamos duros com eles vamos dar nossa resposta de indignação nas urnas dizendo não a esses politicos que nem de longe representa nossos direitos e so trabalham em benefício proprio e ano que vem certamente baterá em nossa porta com a maior cara de pau pedindo voto.

  • 5
    image
    DOMINGOS 02/08/2017

    Vimos que quem julgou este corrupto foram seus comparsas do crime, o povo não julgou, pois estes políticos que se omitiram acobertando crimes deste criminoso são da mesma laia. O Brasil jazz no lamaçal de corrupção,roubalheira e de injustiças, um representante do crime que não tem respaldo diplomático, que não visita os estados e nem anda nas ruas, um criminoso que hoje ou amanhã sera julgado e condenado, ele e seu bando incluindo deste o carrasco que julga sem conhecer a verdade. façam se um julgamento com o povo, colocando a cabeça a premio entre Temer e Lula, iremos saber a verdade e quem sera o premiado, o povo e a verdade.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook