Deputada e representante do MinC apresentam o vale cultura na Fecomércio

A meta é cadastrar cinco milhões de empresas em todo o país beneficiando mais de 42 milhões de trabalhadores, enfatizou.

Publicada em 22 de August de 2014 às 09:07:00

A deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), juntamente com a representante do Ministério da Cultura, Neila Morais, se reuniu com o superintendente da Federação do Comércio de Rondônia, Rubens Nascimento,  na manhã desta quarta feira, 20 de agosto, para apresentar a campanha de adesão ao Vale Cultura no Estado de Rondônia. A reunião teve também a presença do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Chicão Santos , e dos assessores para assuntos Culturais do gabinete da deputada Epifânia, Altair Santos(Tatá) e Berenice Simão.

A técnica do MinC apresentou a normatização, os objetivos e os resultados do programa registrados neste primeiro ano de funcionamento “.A meta é cadastrar cinco milhões de empresas em todo o país beneficiando mais de 42 milhões de trabalhadores””, enfatizou.

A deputada Epifânia Barbosa preside a Comissão de Educação e Cultura na Assembleia Legislativa. Ela  tem participado de vários encontros e reuniões em bairros da capital e também nos municípios do interior para tratar do tema.

“O que a gente vê no setor da cultura em Porto Velho e em Rondônia é um descaso muito grande com os artistas e idealizadores dos eventos culturais, que sem nenhum apoio estão se virando como podem para produzir seus espetáculos, suas apresentações culturais. Não há uma política pública voltada para a cultura, então a disseminação deste programa do Governo Federal entre o empresariado local trará muitos benefícios para todos, uma vez que o Vale Cultura envolve a empresa Operadora, que vai confeccionar e comercializar o cartão, a Beneficiária, que vai distribuir o vale aos seus trabalhadores e a Recebedora, que vai receber o vale cultura como forma de pagamento de serviço ou produto cultural, além do trabalhador que terá o acesso à cultura, e que muitas vezes tem que priorizar outras despesas pessoais ou na família. É importante lembrar que este é mais um programa de inclusão do governo do Partido dos Trabalhadores, que coloca o Vale Cultura na cesta básica dos trabalhadores, como um alimento da alma ”,  salientou a deputada.

Chicão fez uma explanação de como está o Sistema de Cultura hoje em Rondônia e disse porque os empresários devem participar deste programa no estado, uma vez que já foi implantado, mas o índice de adesão ainda é baixo.” O Vale Cultura terá uma significativa importância também na economia estadual, uma vez que se espera que nos próximos tres ou quatro anos, o programa movimente no estado cerca de dois a tres bilhões de reais”, informou.

O superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, recebeu o Vale Cultura com muito entusiasmo e disse que vai abraçar a campanha pela adesão do empresariado. “Tudo isso é um conjunto de medidas que vai movimentar a economia do estado além de assegurar recursos e garantir a valorização da nossa cultura, então eu vejo o programa como algo muito interessante para a cultura de Rondônia”, disse.