Deputado Anderson representa o Poder Legislativo estadual em formatura de patrulheiros eleitorais

Em cerimônia no TRE-RO, parlamentar parabenizou os formandos e agradeceu por ter contribuído na formação dos jovens.

Assessoria
Publicada em 09 de novembro de 2017 às 13:03
Deputado Anderson representa o Poder Legislativo estadual em formatura de patrulheiros eleitorais

Representando o Poder Legislativo estadual, o deputado Anderson do Singeperon (PV) participou na quarta-feira (08) de cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que marcou a certificação dos cerca de 100 novos patrulheiros eleitorais e o lançamento do Programa #PartiuMudar - Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio, como parte da Semana do Jovem Eleitor (6 a 10 de novembro).

Na ocasião, o parlamentar manifestou seu orgulho em representar a Assembleia Legislativa de Rondônia no Programa Patrulha Eleitoral, que forma jovens com foco principal na fiscalização do processo eleitoral e na educação cidadã. “É muito importante estimular estes jovens de Porto Velho e Candeias do Jamari a participarem da vida política, com a missão de fiscalizar os representantes do povo e com isso desenvolver uma maior consciência social”, ressaltou.

Anderson contribuiu para o Programa por meio de palestras aos jovens sobre o papel e importância dos deputados estaduais e do Poder Legislativo estadual, como também acompanhando os jovens em visitas feitas na Casa de Leis. “Parabenizo a Justiça Eleitoral de Rondônia que desde 2006 mantém um projeto dessa magnitude, o que vem promovendo uma verdadeira transformação na vida desses adolescentes”, registrou.

Discurso emocionado

Essa transformação, citou o parlamentar, evidenciou-se no discurso emocionado da jovem oradora dos patrulheiros de apenas 15 anos, Giovanna Palacio. “Nós aprendemos o valor da nossa responsabilidade e do nosso dever como cidadão para atuar dentro da sociedade, o quanto somos importantes, o quanto é valioso o nosso voto e como nós podemos fazer a diferença. Os jovens são quase que a maioria, então temos que nos empenhar e ter essa consciência que foi criada na maioria de nós, através da Patrulha, de que nós somos o futuro, que nós precisamos fazer a diferença”, afirmou a jovem.

“Essa formatura não é o final, ela é só o começo. Agora que a gente já sabe, a gente vai correr atrás de fiscalizar, de cobrar os nossos direitos, tanto para nosso benefício, quanto para a sociedade. Tudo que nós aprendemos a respeito agrega valores e isso é investir no capital humano. A nossa consciência, o nosso caráter, fica mais rico porque nós aprendemos a não pensar somente em nós, mas pensar em um todo, pensar em conjunto, em cooperar com o próximo”, ressaltou Giovanna muito emocionada.

Por fim, o deputado Anderson parabenizou o TRE-RO e a direção da Escola Judiciária, na pessoa do seu diretor, o juiz Glodner Luiz Paulleto, bem como da secretária da Escola, Elizeth Mesquita, e da servidora Juliana Figueiredo.

Semana do Jovem Eleitor

O programa #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio nasceu de uma parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE).

Na ocasião, a iniciativa foi apresentada pelo assessor especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Adison Leal, que tem como foco a formação da cidadania entre os alunos do ensino fundamental. O programa se dedicará a capacitar professores para promover entre os adolescentes de 14 a 17 anos ideais democráticos - visando proporcionar a educação política dos jovens que serão os futuros eleitores.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook