Deputado anuncia convocação de agentes penitenciários

Garantia é do Poder Executivo, que convocará aprovados no concurso de 2010 em 40 dias.

Publicada em 01 de July de 2015 às 12:59:00

Na tarde desta terça-feira (30), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Léo Moraes (PTB) disse que em 40 dias o Poder Executivo convocará os aprovados no concurso para agentes penitenciários para tomar posse. Eles aguardam há cinco anos por este chamamento. Ele aproveitou e pediu a mesma atenção para outras áreas como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O parlamentar frisou que o concurso realizado em 2010 deu esperança de uma nova vida a muitas pessoas que, ao serem aprovadas, “largaram seus empregos para fazer a academia de Polícia e agora estão desempregadas”.

Esta situação havia sido debatida durante audiência com o juiz de Direito Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, juntamente com agentes penitenciários, o secretário de Estado de Justiça, Antônio Carlos Reis, e representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon).

O ponto alto dos debates foi a necessidade de servidores nas áreas administrativa e operacional de segurança em todos os municípios do Estado. Além disso, Léo Moraes afirmou que a linha de frente dos presídios se encontra deficiente, com poucos agentes penitenciários.

Destacou ainda a deficiência destes profissionais nas ruas da cidade, sendo a questão da segurança pública, motivo de reclamação nos quatro cantos de Rondônia. Segundo ele, os moradores e empresários reclamam diariamente da insegurança e da falta de apoio das autoridades competentes em dar uma atenção especial a esse tema.