Deputados e senadores de Rondônia dizem ser contra a reforma da previdência

A manhã de segunda-feira, 20/3, foi marcada por dois grandes eventos que debateram a reforma da previdência...

Publicada em 21 de março de 2017 às 10:03:00

A manhã de segunda-feira, 20/3, foi marcada por dois grandes eventos que debateram a reforma da previdência e que contou com presença maciça de milhares de servidores públicos, trabalhadores em geral, sindicatos de várias categorias e parlamentares federais, estaduais e municipais.

O primeiro aconteceu na sede do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia), onde mais de duas mil pessoas ouviram o compromisso dos deputados federais Marcos Rogério (DEM), Expedito Neto
(PSD), Lindomar Garçon (PRB) e Nilton Capixaba (PTB), e dos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT), de votar contra a Proposta de Emenda Constitucional 287 (PEC 287) que representa um ataque aos
direitos dos trabalhadores e o fim da própria previdência social.

Os deputados federais Luiz Cláudio (PR), Lúcio Mosquini (PMDB) e Marinha Raupp (PMDB) enviaram justificativa sobre a ausência. Já a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) não respondeu ao convite.

Em seguida os parlamentares seguiram para a Assembleia Legislativa do Estado, onde aconteceu uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Anderson do Singeperon (PV – Porto Velho). Ali eles também reafirmaram seu posicionamento contrário à aprovação do texto enviado pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional.

Na ALE-RO a representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfipe), Isabel Elias Pereira, realizou exposição explicando os pontos da reforma proposta pelo governo, salientando que há possibilidade até de que benefícios podem ser inferiores ao salário mínimo.

Isabel iniciou sua fala contestando o déficit na previdência, pois o governo em momento algum divulga o valor e os devedores do sistema.

Ela destacou que a arrecadação em todo o sistema previdenciário foi de R$ 687,8 bilhões em 2015. Somente em 2015, segundo ela, o superávit foi de R$ 11,1 bilhões.

Dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) acompanharam os dois encontros públicos e disseram esperar que os membros da bancada federal rondoniense mantenham e cumpram seu compromisso de votar contra essa iniciativa nefasta do governo ilegítimo de Michel Temer.

“Esperamos que os deputados federais e senadores, que hoje se disseram contra essa reforma, cumpram sua palavra, pois como representantes eleitos pelo povo, tem obrigação de se opor a qualquer projeto que ataque ou retire direitos dos trabalhadores. E é essa a vontade atual do povo, de que essa reforma absurda e desumana seja totalmente barrada. Mas também desejamos que os parlamentares da bancada federal do nosso Estado se posicionem contra outras iniciativas que representam ameaças ao trabalho e aos trabalhadores, a exemplo dos
projetos da terceirização e da reforma trabalhista”, menciona José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.

 

Assessoria SEEB/RO