Desesperado porque não terá vaga ao Senado, Confúcio perde a compostura, apela para a baixaria e destila ódio contra Raupp no WhatsApp

Ex-governador grava mensagem e extravasa todo o seu ódio, fruto do rancor contra Raupp e dirigentes emedebistas que vetaram seu nome para disputar uma das vagas ao Senado.

Tudorondonia
Publicada em 14 de julho de 2018 às 19:52
Desesperado porque não terá vaga ao Senado, Confúcio perde a compostura, apela para a baixaria e destila ódio contra Raupp no WhatsApp

O ex-governador Confúcio Moura (MDB) entrou em desespero porque não poderá disputar o Senado e passou a atacar o senador Valdir Raupp  e históricos dirigentes emedebistas, como Tomás Correia.

Na verdade, ele vem colhendo o que plantou.

Na época em que era governador, Confúcio procurou manter distância do MDB e do senador Valdir Raupp. Ele compôs seu governo da forma que bem entendeu. Não pediu opinião a ninguém e limitou ao mínimo possível indicação de emedebistas para cargos no Executivo. Governou com amigos e parentes. Hoje não tem aliados na Executiva do partido nem entre os convencionais que vão decidir quem será ou não candidato. 

Desde o início deste mês, Confúcio Moura passou a ameaçar o senador Valdir Raupp  que, após ouvir os dirigentes emedebistas e aliados, e também com base em pesquisas internas e análises políticas, chegou à conclusão de que, embora estejam em disputa duas vagas para o Senado, o eleitor rondoniense não votaria nele e em Confúcio. Um dos dois perderia. Talvez os dois.

Pragmático, Raupp entende que a melhor forma de acomodar as pretensões políticas é reservar para o ex-governador uma vaga à Câmara Federal. Raupp sabe que com Confúcio disputando uma das duas vagas ao Senado, ele e o ex-governador podem não ser eleitos.

No dia 2 de junho deste ano, em seu blog, Confúcio Moura ameaçou o senador, prometendo que vinha dinamite por ai. A tentativa pública e explicita de  chantagear Raupp só fez azedar ainda mais as relações entre os dois.

Então, agora, Confúcio passou a imitar os métodos que ele sempre condenou quando o alvo era ele: passou a chamar Raupp de bandido e covarde, termos, aliás, exaustivamente usados pelo seu adversário Hermínio Coelho para defini-lo. 

A situação chegou a este ponto devido ao próprio Confúcio. Quando era governador, ele dizia que a prioridade seria eleger Raupp senador. Por mais de uma vez disse que permaneceria à frente do Governo, que não sairia candidato. Na última hora, mostrou que era blefe e lançou-se candidato ao Senado sem consultar ninguém do partido.

Na gravação que veio a público neste sábado, sai da boca do próprio Confúcio a declaração de que nunca deu muita atenção ao MDB e aos seus dirigentes e membros, a quem agora terá de recorrer se quiser insistir numa mais que improvável candidatura ao Senado. Ele diz também que  foi a Brasília queixar-se ao Diretório Nacional de que está sendo vítima de um golpe. Ocorre que os caciques nacionais do MDB - também desprezados pelo então governador - estão com Raupp. 

CONSELHO DE PIANA

Distante do partido que sempre usou para se eleger mas com quem sistematicamente recusou a compartilhar poder, Confúcio ouve apenas os parentes e uns poucos cupinchas de sua administração. 

No caso da vaga ao Senado, seu conselheiro, por mais incrível que possa parecer,  foi o  ex-governador Oswaldo Piana, que chegou ao Palácio por um acaso da política: Olavo Pires foi assassinado dias depois de vencer o primeiro turno da eleição para governador de Rondônia em 1990. Com isso, o segundo turno foi disputado entre Valdir Raupp e Osvaldo Piana, segundo e terceiro colocados respectivamente. Piana, que já estava fora da eleição, disputou o segundo turno e ganhou de Raupp. E o resto é história.

Pois foi justamente com Piana, considerado o  pior governador de Rondônia em todos os tempos, só rivalizando com José Bianco, que Confúcio Moura foi buscar conselho sobre seu futuro político. Piana lhe disse, suspostamente falando de experiêcia própria, que era agora ou nunca. Ou Confúcio saia candidato ao Senado ou perderia uma oportunidade que talvez nunca mais se repita.

Piana falava do ostracismo ao qual foi relegado após deixar o Governo e que isto teria ocorrido porque abdicou de disputar as eleições seguintes, acabando no esquecimento.

PERDEU A COMPOSTURA

Neste fim de semana veio a público um áudio compartilhado pelo governador Confúcio Moura em grupo de WhatsApp em que ele fala cobras e lagartos de Raupp, numa clara tentativa de intimidar o senador e assim obter a vaga para o Senado. Mas a manobra pode piorar ainda mais a situação do ex-governador. Como não existe candidatura nata, e Confúcio não possui apoio nos diretórios e entre os convencionais, ele pode se ver preterido até da vaga para deputado federal.

Confúcio, aliás, não possui sequer a condição de elegibilidade, pois seu nome deverá constar da relação dos gestores com contas reprovadas. A lista será encaminhada pelo Tribunal de Contas de Rondônia ao Tribunal Regional Eleitoral.

As contas rejeitadas pelo TCE referem-se à época em que Confúcio Moura foi prefeito de Ariquemes. O  ex-governador vem lutando no Tribunal de Justiça para obter uma liminar que retire seu nome do rol dos possuidores de contas rejeitadas, mas não tem obtido sucesso.

Ouça os áudios:

Comentários

  • 1
    image
    VIGILANTE DA ORDEM 16/07/2018

    Em obstante ser uma lástima para o estado o sapo barbudo vir a se reeleger, o ex governador só está colhendo o que plantou. A matéria efetivamente tem razão ao mostrar que ele fez o que lhe deu na telha quando governador, desprezando seus apoiadores e nomeando um magote de maçons e coronéis maçanetas para mandar e desmandar no governo. Se vira nos trinta agora mano.

  • 2
    image
    Eber 16/07/2018

    Confúcio JÁ!!

  • 3
    image
    Sincero 15/07/2018

    OBS;  NENHUM DESSES POLÍTICO RAPOSAS VELHAS JA BASTANTE CONHECIDOS DO POVO,  DEVE SER REELEITO. A POPULAÇÃO TÁ DE OLHOS BEM ABERTOS EM SUAS FALCATRUAS,  TAMBÉM JA SABENDO SUAS INTENÇÕES, "ESTATUS " TEMOS QUE PENSAR EM COISA NOVA E DIFERENTE,  ESSES CARAS DE PAU JA ESTÃO MUITO MANJADOS. TCHAU QUEM É CORRUPTO. 

  • 4
    image
    Sincero 15/07/2018

    DEUS NÃO MENTE. DEUS DIZ QUE TUDO QUE A PESSOA PLANTAR VAI COLHER.  TÁ AÍ  O SENHOR CONFÚCIO JA COMEÇANDO A COLHER AQUILO QUE ELE PLANTOU COM ARROGÂNCIA QUANDO GOVERNADOR, SE ACHANDO O DONO DE TUDO PENSANDO QUE NUNCA FOSSE EXCLUÍDO DO PODER.  FEZ E USOU E ABUSOU DO PODER COLOCANDO NAS SECRETARIAS UM MONTÃO DE GENTE COM CDS,  TODOS INDICADOS POR DEPUTADOS E SEUS AMIGOS.  E OS SERVIDORES?  FICARAM QUASE TODOS CHUTANDO DEDICAÇÃO SEM AUMENTO SALARIAL.  COMENTA-SE QUE SEU AMIGO WILLIANS PIMENTEL, CONSEGUIA TUDO O QUE QUERIA, MUITA GRANA PARA A SUA SESAU.  CONFÚCIO FEZ MESMO QUE LÚCIFER,  TINHA TUDO E MANDAVA NOS ANJO NO CÉU.  CAIU DO CÉU,  AGORA TÁ AÍ PERTURBANDO O POVO AS PESSOAS NO MUNDO INTEIRO. É O RESULTADO DA SOBERBA,  DA GRANDEZA,  O ORGULHO E DA IGNORÂNCIA. 

  • 5
    image
    Manoel Jonas 15/07/2018

    Tomara q esse Confúcio não seja candidato! Ele ta pagando pela falta d atenção para com quem lhe foi fiel

  • 6
    image
    Joaquim Augusto 15/07/2018

    É UMA PENA, CONFUCIO TÁ MOSTRANDO QUE NÃO É COMPETENTE PARA ASSUMIR UMA VAGA AO SENADO, AO INVES DE AGRADECER AO RAUPP DESTILA ESSE ODIO INFUNDADO, POIS SE NÃO FOSSE O RAUPP ELA NEM GOVERNADOR SERIA. É O DESESPERO QUE BATE A PORTA DE CONFUCIO, MOSTRANDO O DESPREPARO TOTAL PARA SER UM SENADOR DA REPÚBLICA. AO VER SEU NOME DESPENCAR NAS PESQUISAS QUER ACHAR UM CULPADO, DESDE JA, PARA A SUA PROVAVEL DERROTA. FOI UM BOM GOVERNADOR, É UM HOMEM INTELIGENTE, É UM MEDICO CONCEITUADO NA REGIÃO DE ARIQUEMES, MAS ESTÁ MOSTRANDO O DESEQUILIBRIO PROPRIO DA FAMILIA MOURA. É UMA PENA. VAMOS AVALIAR ESSE CANDIDATO MELHOR. OLHO VIVO RONDONIA.

  • 7
    image
    Joaquim Augustro 15/07/2018

    É UMA PENA, CONFUCIO TÁ MOSTRANDO QUE NÃO É COMPETENTE PARA ASSUMIR UMA VAGA AO SENADO, AO INVES DE AGRADECER AO RAUPP DESTILA ESSE ODIO INFUNDADO, POIS SE NÃO FOSSE O RAUPP ELA NEM GOVERNADOR SERIA. É O DESESPERO QUE BATE A PORTA DE CONFUCIO, MOSTRANDO O DESPREPARO TOTAL PARA SER UM SENADOR DA REPÚBLICA. AO VER SEU NOME DESPENCAR NAS PESQUISAS QUER ACHAR UM CULPADO, DESDE JA, PARA A SUA PROVAVEL DERROTA. FOI UM BOM GOVERNADOR, É UM HOMEM INTELIGENTE, É UM MEDICO CONCEITUADO NA REGIÃO DE ARIQUEMES, MAS ESTÁ MOSTRANDO O DESEQUILIBRIO PROPRIO DA FAMILIA MOURA. É UMA PENA. VAMOS AVALIAR ESSE CANDIDATO MELHOR. OLHO VIVO RONDONIA.

  • 8
    image
    Antonio José Alves 15/07/2018

    O medo do RAUPP. Pois uma das vagas seguramente será do Confúcio. E no fundo eles se merecem, pois estão em um partido golpista e coadjuvante.

  • 9
    image
    Wanderlei Azogue Soares 15/07/2018

    Nem Raupp, nem Confúcio, está na hora de fazer um limpa no estado, tirando de vez esses políticos de carreira. Até quando vamos ficar reféns dos mesmos. Hora e vez de novos nomes, sangue novo na política de Rondônia.

  • 10
    image
    gustavo oliveira 15/07/2018

    Mais uma cafajestagem de Raupp e cia. O que ele e familia quer é eleger-se para manter-se longe do juiz Moro. Mas não se engane, ele não vai conseguir voltar ao congresso como senador. Eu votei em Raupp desde o segundo turno ao governo de Rondonia em 1990, no primeiro votei em Orestes Muniz. Decidi tem meses nunca mais votar nele e nem em nenhum dos outros senadores e deputados federais que exerçam a função em Brasilia nesse mandato exceto em Expedito Neto, portou-se como defensor dos mais necessitados, votando contra Temer e cia, Não são confiáveis. Raupp sabe que Confucio elege-se senador e a outra vaga será de Jesualdo ou Expedito, se ele for candidato. Quem viver verá.

  • 11
    image
    Carlos Puruna 15/07/2018

    Engraçado é que o Raupp não quer largar o osso né. Tem um mandato mixuruca no senado, mais preocupado com os seus próprios interesses e de sua patota. É por isso que o País tá nessa situação! Os eleitores continuam a dar chance pra esses políticos que querem se perpetuar no poder, e que não fazem nada pelo povo. Confúcio foi muuuuuuuiiiiito melhor governador que o Raupp. Provavelmente também seria muito melhor parlamentar ( o que não é muito difícil, aliás ).

  • 12
    image
    Heitor Galdino 15/07/2018

    A quem interessa esta pseudo-confusão entre Raupp e Confúcio? Um site culpa Confúcio. Outro, denuncia  Raupp.  Suspeito que haja plumagem (e grana) tucana na raiz deste alegado entrevero.

  • 13
    image
    Joao roberto 15/07/2018

    Se o pmb nao der vaga de senador a confucio com certeza vai enfraquecer a legenda e vai tudo agua a baixo perdemmtodos pois confucio e homem simplese ainda nao sujo nas aguas da lava jato e raup ja citado varias vezes , mas o pmdb nao manda nada quem manda uns iluminados chamados de delegados e que decidem e vamos esperar mas se errarem kaba o mdb .

  • 14
    image
    Paulo teixeira de siqueira 15/07/2018

    Sou filiado o antigo PMDB hj MDB, mas o senhor senador e Dr T omas a quem devo favores devem honrar a VAGA de confucio pois na epoca de mudar de partido se Confucio saisse o Pmdb iria uma boa parcela com ele e Raupp e T omas prometeu a segunda vaga e hj ta dizendo q vai a voto de delegados isto e golpe e ainda se isto for consumaxo eu sempre votei em Raupp e desta vez nao votarei e digo mais o senador votou contra o povo q devia receber precatorio ate 2020 isto prorrogado com voto de raup e cassol, mas fica o meu protesto sem confucio o partido enfraquece

  • 15
    image
    Valter Rossoni 15/07/2018

    É ainda o Senador Cassol tem coragem de apoiar e elogiar um senador sem palavra como esse Raupp

  • 16
    image
    Valter Rossoni 15/07/2018

    É ainda o Senador Cassol tem coragem de apoiar e elogiar um senador sem palavra como esse Raupp

  • 17
    image
    Luzimar 15/07/2018

    Sem comentário. Já tenho meu candidato.

  • 18
    image
    Evald 15/07/2018

    Se confúcio nāo for o candidato ao senado, Raupp muito menos ganhará para senador!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook