Direito de resposta extrajudicial da prefeitura de Ariquemes

Nota de esclarecimentos sobre a denuncia do vereador Amorim em relação ao lixo hospitalar.

Fonte: Comunicação PMA/Foto: Arquivo PMA
Publicada em 22 de agosto de 2017 às 08:24

A Prefeitura de Ariquemes vem a público esclarecer a verdade dos fatos relacionados às denuncias infundadas do Vereador Ernandes Amorim (PTB) quanto ao armazenamento e destinação dos resíduos sólidos de saúde do Hospital Municipal de Ariquemes.

Em um vídeo divulgado em redes sociais o parlamentar afirma que existem “restos humanos” acondicionados no depósito de resíduos sólidos de saúde do Hospital Municipal de Ariquemes, embora em momento algum mostre imagens de qualquer material desta natureza, baseando suas acusações em meras suposições.

As imagens apresentam apenas os resíduos acumulados durante o final de semana no local, já que a coleta é feita somente em dias úteis, os quais estão acondicionados de maneira correta em sacos plásticos apropriados e são compostos por gaze, seringas, luvas, algodões, dentre outros materiais utilizados na unidade, inclusive em cirurgias, sendo que a coloração avermelhada presente em alguns dos sacos decorre de resíduos de sangue impregnados nestes materiais.

O vereador afirma, ainda, que o descarte do material seria inapropriado, inclusive que serviria de “alimento” para animais de rua, mas a bem da verdade a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, adota todas as providências sanitárias exigidas por lei para o descarte correto dos resíduos dos serviços de saúde.

Tais resíduos estão sendo transportados até o Aterro Sanitário em veículo devidamente licenciado e adquirido para esta finalidade, onde são depositados adequadamente dentro de um galpão, a fim de que sejam submetidos a processo de autoclavagem para posterior descarte no meio-ambiente.

Na ocasião o vereador chegou a acionar a Policia Militar e os policiais constataram que todos os resíduos estavam acondicionados de maneira adequada no galpão destinado ao tratamento de resíduos sólidos de saúde, razão pela qual deixaram o local e confeccionaram o boletim de ocorrência, em cujo teor se observa a verdade dos fatos.

A Prefeitura Municipal de Ariquemes lamenta mais esta tentativa de desestabilizar o sistema municipal de saúde com aparente intuito de promoção pessoal, já que o vereador não procurou se inteirar dos fatos nem com a Direção da unidade hospitalar e nem com a Secretaria Municipal de Saúde antes de proferir tão graves e infundadas denúncias.

Segue Cópia do Boletim de Ocorrência Feito Pela PM.

Comentários

  • 1
    image
    José Silva 22/08/2017

    Esse Ernandes Amorim era para está na cadeia e ficar lá por muito tempo, só assim não atrapalhava a administração pública que já não é essa coisa, mas com certeza, pior que a da época dele não é.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook