Docentes da UNIR apresentarão trabalho em conferência internacional sobre desenvolvimento indígena

As pesquisadoras irão representar a Universidade e o coordenador do GEITEC, o professor doutor Flávio de São Pedro Filho. . .

Publicada em 22 de September de 2014 às 10:59:00

De 25 a 28 de novembro de 2014 será realizado na cidade de Auckland, Nova Zelândia, a Conferência Internacional de Desenvolvimento Indígena 2014 (2014 International Indigenous Development Conference), para a qual a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) enviará dois representantes.

Durante o evento, a professora mestre Irene Ioko Taguchi Sakuno e a professora especialista Izabel Cristina da Silva, ambas integrantes do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) da UNIR apresentarão o trabalho intitulado “Indigenous ecotourism on support to economic optimization and quality of life for the forest peoples in the Brazilian Amazon” (Ecoturismo Indígena em suporte à otimização econômica e qualidade de vida dos Povos da Floresta na Amazônia Brasileira). A pesquisa será exposta no formato de workshop com 4 horas de duração, perante os participantes da conferência de 2014.

As pesquisadoras irão representar a Universidade e o coordenador do GEITEC, o professor doutor Flávio de São Pedro Filho, que estará com agenda em outro evento, o ALTEC 2014 Maracaibo - Venezuela (Qualis CAPES E1).

Sobre o trabalho

Conforme afirmou o coordenador do GEITEC, o trabalho “Indigenous ecotourism on support to economic optimizationand quality of life for the forest peoples in the Brazilian Amazon” (Ecoturismo Indígena em suporte à otimização econômica e qualidade de vida dos povos da Floresta na Amazônia Brasileira) é o único modelo comprovadamente válido para o desenvolvimento sustentável dos Povos Clânicos (povos organizados em clãs) e que poderia ser aplicado no Brasil para inclusão do indígena no PIB nacional, enquanto estaria integrando os povos amazônicos ao desenvolvimento regional integrado.

“Esta é mais uma contribuição do docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) junto à comunidade científica internacional, o que eleva o nome da UNIR e dos produtos gerados em pesquisa aplicada”, disse o professor.