Em Linhas Gerais - Enquanto Maurão deve confirmar favoritismo para presidência da Assembleia, são esperadas surpresas para demais cargos da Mesa

Gessi Taborda

Publicada em 29 de January de 2015 às 14:21:00

[email protected]

PARA REFLETIR
“Covarde não é aquele que evita um combate, covarde é aquele que mesmo sabendo que é superior luta e fere o mais fraco.” Bruce Lee.

FAVORITISMO
A coluna vem acompanhando de as movimentações dos parlamentares para a eleição da mesa diretora, a ser empossada no dia 1º de fevereiro, quando os deputados eleitos em outubro último serão empossados. Entre os colunistas e analistas políticos há quem preveja “surpresa”. Mas em relação ao cargo de presidente o favoritismo continua com o deputado Maurão de Carvalho, que deverá conseguir mais de duas dezenas de votos.

Pelas demais posições estratégicas na mesa diretora pode até existir uma disputa mais acirrada. Mas são corridas à parte com deputados seduzidos pelos encantos da vice-presidência e primeira secretaria. A cabeça de chapa está garantida para Maurão, como vem sinalizando a coluna durante esse mês de janeiro.

HUMILHAÇÃO
Eu e também a maioria das pessoas que acompanham o noticiário sobre os fatos do Brasil diariamente ouviu a “presidenta” das mais um “esporro” nos seus ministros por ocasião da primeira reunião desse ano. Eu pelo menos fiquei pasmo de ver dona Dilma exigir dos ministros um combate sem trégua aos “boatos”, para vencer a “guerra da comunicação” e, assim, livrar a cara do governo.

E ai, assim como você, leitor, fiquei assuntando o que Dilma classifica como boato. Será que são as constantes denúncias em torno do roubo bilionário da Petrobrás?

Será que o governo da petista considera boato a humilhação vivida neste momento pelas representações diplomáticas do Brasil no exterior? São 133 representações que estão no maior misere. Não há dinheiro para praticamente nada, nem verba de representação, nem as merrecas para pagar almoços ou jantares. Aliás, as informações dão contas de que os representantes diplomáticos do Brasil nos países estrangeiros não estão recebendo dinheiro suficiente sequer para pagamento de salários. Se a coisa continuar assim, não vai demorar muito e diplomatas brasileiros terão de usar ternos remendados.

MÁ PAGADORA
A Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia, Caerd, dá mais uma vez demonstração do péssimo nível de gestão em que se debate. A estatal rondoniense não conseguiu convencer a Eletrobrás Distribuição Rondônia a fornecer energia a uma subestação para fazer funcionar o sistema de bombeamento de água na unidade de Ouro Preto, porque não regularizou seus débitos com a fornecedora de energia.

Quando uma empresa ou um cidadão deixam de pagar água, luz, aluguel, telefones e funcionários, é porque estão quebrados, falidos ou insolventes.

Ao contrário de pagar seus débitos junto à Eletrobrás, a Caerd foi pedir socorro ao Ministério Público. Ora, um péssimo exemplo para quem não dá esse mesmo tratamento aos seus próprios usuários. Ora, se o consumidor comum sofre cortes quando não paga sua conta de energia, por que com a Caerd teria de ser diferente?

QUEDA EXPRESSIVA
Prefeitos rondonienses têm tudo para arrancar os cabelos diante de mais um sufoco econômico nesse início de novo ano. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) depositará na noite desta quinta-feira, 29, nas respectivas contas bancárias das prefeituras, os valores referentes ao terceiro decêndio do Fundo de Participação de Participação dos Municípios (FPM). Somados os valores dos três decêndios – repasses feitos a cada dez dias – o total do FPM deste mês de janeiro de 2015 registrou uma queda em valores nominais de 7,3 por cento em relação a janeiro de 2014. Levando-se em conta a inflação dos últimos doze meses, a queda real foi ainda mais acentuada, de 12,4 por cento.

FOGO AMIGO
Nas calçadas da fama de Porto Velho começou a se falar que o prefeito Mauro Nazif não abraçará nenhuma candidatura oficial à sua sucessão. Ela está cada vez mais convencido da necessidade de disputar a reeleição. De acordo com o zumzumzum os motivos são as recorrentes traições (êpa!) políticas praticadas por gestores que receberam apoio de seus antecessores e, pouco tempo depois, transformaram-se, além de adversários, em potenciais inimigos.

Sei lá se isso tem alguma coisa a ver com a visível decisão de se puxar cada vez mais o freio de mão para reduzir o peso e a participação do vice-prefeito. É fácil perceber que Dalton Di Franco não está ocupando o mesmo espaço que tinha no primeiro ano da gestão do prefeito 40.

POSSE
Acontece hoje às 10 horas, na Câmara Municipal de Porto Velho, a posse do jornalista Everaldo Fogaça como vereador. O dono de O Observador vai assumir a vaga deixada pelo vereador Leo Moraes, eleito deputado estadual na eleição passada. Antes Fogaça foi vereador ocupando a cadeira de Edwilson Negreiros que, por decisão da Justiça, recuperou a cadeira que tinha perdido por decisão, isso mesmo, da própria Justiça Eleitoral.

E para abrir 46ª sessão da 11ª Legislatura, a Câmara Municipal fará sessão solene, dia 2, segunda-feira, às 16 horas.

ASSESSORAMENTO FAJUTO
Os gestores públicos de Rondônia são pirracentos. Ainda não pegaram o espírito da coisa, imaginando que podem tudo por estar num cargo executivo. E ai acaba dando com os burros n’água. Se certamente tivessem assessoria de qualidade não passariam por vexames expondo suas péssimas gestões. Consequência disso mais uma manchete colocou, no dia de ontem, o prefeito Mauro em saia justa. “TCE considera ilegal contratação emergencial de médicos feita pela prefeitura de Porto Velho”. Essa foi a manchete e, claro, não precisa de comentários. O prefeito – como tantos outros gestores públicos – só vai entender o espírito da coisa se lá na frente conhecer o gostinho da cadeia. Afinal, os fins não justificam quaisquer meios.

FINISH
Recado para apadrinhados políticos e outros que vivem no bem-bom à custa do governo: o dinheiro acabou! Vai trabalhar, vagabundo!

NO PESCOÇO
Ganha um doce quem descobrir por que Nestor Cerveró, depois de apenas três horas, desistiu de convocar Dilma Rousseff como uma de suas testemunhas de defesa. Possivelmente seus advogados lhe refrescaram a memória com o caso do prefeito Celso Daniel e, mais recentemente, com o ocorrido com o promotor argentino... Quem tem c*, tem medo.

TIMONEIRO
Não se engane. Mesmo procurando as mais diferentes alternativas, com o timoneiro Confúcio o barco continua correndo o risco de ir à deriva.

PERGUNTAR NÃO OFENDE
O que falta ainda para Carlão e o time da dominó ir para a cadeia?