Emater do Vale do Jamari vai apresentar R$ 7 milhões em projetos de crédito rural ao Basa

A expectativa é que os recursos sejam aprovados e liberados ainda em 30 dias.

Publicada em 26 de May de 2015 às 20:18:00

A equipe técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) da região Vale do Jamari elaborou 107 projetos de créditos rural, que totalizam o montante de R$ 7 milhões junto ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf) para agricultores familiares. As propostas serão apresentadas ao Banco da Amazônia (Basa) para análise na 4ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.

A expectativa é que os recursos sejam aprovados e liberados ainda em 30 dias. A estimativa, segundo o gerente do escritório Regional do Vale do Jamari, Aloisio Gonçalves de Santiago, é que, com este investimento as famílias alcancem um aumento na produtividade de aproximadamente 40% no período de um ano.

Os recursos de cada projeto se destinam à aquisição de veiculo utilitário, gado de corte e leite, equipamentos agrícolas: trator; perfurador de solo; grade aradora e ensiladeira e melhoria na infra-estrutura das propriedades.

De acordo com o gerente, a maioria dos projetos foi para aquisição de veiculo utilitário, próprio para transportar cargas como: frutas, hortaliças, verduras e outros produtos da agricultura familiar até feiras e mercados, reduzindo o tempo da colheita até o consumidor final e possibilitando aumento da renda das famílias.

Durante os quatro dias da 4ª Rondônia Rural Show, a equipe da Emater estará com stande na feira para atender aos produtores rurais em cadastros de propostas de créditos, desenvolvimento de projetos técnicos e esclarecer qualquer dúvida sobre crédito rural.

A 4ª edição da Rondônia Rural Show acontecerá de 27 a 30 de maio, no parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.


Texto: Suelly David
Fotos: Emater-RO