Emenda do deputado Airton garante calcário para produtores de Nova Mamoré e melhora a qualidade da produção 

A emenda garante o transporte do produto desde a jazida, localizada em Espigão do Oeste, até Nova Mamoré.

Assessoria
Publicada em 23 de fevereiro de 2018 às 14:02
Emenda do deputado Airton garante calcário para produtores de Nova Mamoré e melhora a qualidade da produção 

Os produtores de Nova Mamoré receberam nesta semana mais uma carga de calcário, através de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Airton Gurgacz, no valor de R$ 100 mil. Em 2015, o deputado Airton conseguiu junto ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Estado da Agricultura, a liberação de 1.000 toneladas de calcário para os produtores rurais do município. A emenda garante o transporte do produto desde a jazida, localizada em Espigão do Oeste, até Nova Mamoré.

As 36,5 toneladas do mineral que chegou esta semana em Nova Mamoré será, segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Almir Rodrigues da Silva, destinado a pequenos produtores do município, através das associações de produtores organizadas. Ainda segundo Almir, de um total de mil toneladas disponíveis, 236 toneladas já foram distribuídas para os produtores rurais da agricultura familiar para que façam a correção do solo, melhorando a produção de alimentos, bem como para piscicultores, cuja atividade começa a ganhar corpo no município, para que façam a correção do Ph da água dos tanques e açudes.

A emenda destinada pelo deputado Airton atende ao pedido de representantes de Associações rurais. O produto está chegando até os produtores rurais a custo zero. Na próxima semana, uma nova carga deve chegar ao município de Nova Mamoré, que faz o transporte com uma carreta cedida pela Seagri, cuja manutenção e abastecimento de combustível são custeados com recursos da referida emenda.

“O calcário é um insumo relativamente barato nas minas, porém, o frete pode torná-lo inacessível para o pequeno produtor. Com os recursos desta emenda parlamentar que destinamos ainda em 2015, muitos produtores que já receberam o calcário já podem sentir a diferença na produção, a partir da correção feita no solo com o uso do mineral”, destacou o parlamentar.

A meta da Secretaria de Agricultura do município é atender 400 propriedades da agricultura familiar do município, destinando 2,5 toneladas por família. As famílias beneficiadas com o calcário também fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos da prefeitura, para a merenda escolar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook