Equipe de tecnologia do TJRO participa de Fórum de Governança no STJ

O evento, que teve início nessa segunda-feira (4), no auditório do STJ, contou com a participação da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 06 de junho de 2018 às 10:24
Equipe de tecnologia do TJRO participa de Fórum de Governança no STJ

“Nos dias atuais, não conheço nenhuma área do conhecimento humano que promova tantas inovações em tão pouco intervalo de tempo como a tecnologia da informação”, afirmou a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, na abertura do 4º Fórum IBGP de Governança de TI.

O evento, que teve início nessa segunda-feira (4), no auditório do STJ, contou com a participação da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação Comunicação do Tribunal de Justiça de Rondônia. A programação vai até quarta-feira com palestras e debates a respeito das práticas de governança e de gestão de tecnologia da informação diante das mudanças tecnológicas, culturais e éticas que levam o cidadão a exigir, cada vez mais, melhores resultados dos órgãos públicos.

A mesa de abertura foi presidida pela presidente do STJ, que destacou a velocidade do avanço tecnológico e a necessidade de que os órgãos e as entidades da administração pública acompanhem essas mudanças.

Também compuseram a mesa o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), Geraldo Loureiro; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Kassio Nunes Marques.

 

Destaque em governança de TIC

Governança de TIC é a forma como as responsabilidades são direcionadas e as decisões são tomadas na direção de um resultado desejável no uso da tecnologia de informação e comunicação. Sem uma governança forte e madura, os recursos do serviço público podem ser destinados às situações afastadas de seus objetivos.

O Tribunal de Justiça de Rondônia vem desenvolvendo ações de governança de TIC ao longo dos últimos anos e destaca-se no cenário nacional ao saltar da 67ª posição geral no ranking de iGovTIC para o primeiro lugar, no último ano, beirando o nível de excelência.

Nas palavras do Secretário de TIC, Sidnei Feliciano, "o desafio maior é alinhar a complexidade das soluções de TIC com as aspirações daqueles que detêm o poder decisório". Convalidando esse posicionamento, o Ministério do Planejamento já alerta que "a simples elaboração de um modelo para governança de TIC não significa, necessariamente, que a governança de TIC esteja funcionando na organização.

Com informações do STJ

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook