Especialização em Direito da Emeron tem aula magna em Porto Velho e Ji-Paraná

Na Capital, o Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi o palestrante. No interior, a tarefa ficou a cargo do vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan.Y

Assessoria - Emeron
Publicada em 08 de março de 2018 às 14:33
Especialização em Direito da Emeron tem aula magna em Porto Velho e Ji-Paraná

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) deu início a mais um ano letivo da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) com a realização de aulas magnas em Porto Velho e em Ji-Paraná, simultaneamente. Na Capital, o Diretor da Emeron, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi o palestrante. No interior, a tarefa ficou a cargo do vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan.

A pós-graduação é o único curso da Escola Judicial ofertado ao público externo e tem como missão a identificação e preparação de vocacionados para a magistratura. O diferencial do curso é a composição majoritária de seu corpo docente: juízes do Tribunal de Justiça, que compartilham suas experiências na profissão.

Em alusão à missão do curso, “Magistratura: desafio e vocação” foi o tema abordado pelo Diretor da Emeron em sua palestra. Marcos Alaor discutiu a vocação como fator para a transformação do judiciário, a partir de magistrados vocacionados, que atuem de maneira mais humana e próxima da sociedade.

Sobre o recrutamento de juízes, o palestrante afirma que o modelo adotado se baseia na graduação generalista – que não prepara os acadêmicos para as carreiras jurídicas, e no teste de memorização, que é o concurso. “Não é isso que se busca, o que se busca é vocação. É algo que vai além da graduação, algo que faça os futuros magistrados gostarem de gente, pois resolver processo é fácil, resolver conflitos, cuidar de pessoas, é um pouco mais difícil”, afirmou o desembargador.

Para Marcos Alaor, esse paradigma precisa ser substituído pela busca de vocacionados, que tenham o conhecimento técnico, mas também as características humanísticas e sociais inerentes ao cargo. O novo perfil é necessário diante do atual cenário do judiciário em que o juiz deixou de ser apenas cumpridor de lei para ditar políticas públicas, por meio de decisões judiciais em casos, por vezes, não previstos nos códigos ou cujas legislações são fluídicas ou lacunosas. “Eu não tenho dúvidas que o único lugar seguro para o Poder Judiciário e para o magistrado do futuro é estar ao lado do povo, sintonizado com os valores que estão sendo alterados”, concluiu.

Finalizada a palestra, o Diretor da Emeron fez uma apresentação da Escola desde sua fundação, passando pelas conquistas que tornaram possível alcançar o presente patamar de Escola Judicial e de Instituição de Ensino Superior. Também foram apresentados os próximos projetos da Escola Judicial, que incluem a consolidação do Centro de Pesquisa e Publicação, que será imprescindível para a produção de conhecimento voltado ao aprimoramento judicial; o início da primeira pós-graduação lato sensu em Organizações Criminosas, realizada em convênio com o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas; e a implantação do Doutorado Profissionalizante.

Em seguida, os professores Úrsula Gonçalves e Edenir Albuquerque comandaram uma dinâmica para que os alunos pudessem se conhecer. Após preencherem um formulário, os discentes liam a resposta de outro colega. A atividade permitiu que cada um contasse um pouco da sua estória e também suas expectativas para a pós-graduação.

Assim como em Porto Velho, a subcomarca de Ji-Paraná deu início ao ano letivo da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) com a realização de aula magna na noite de segunda-feira, 5. As atividades da noite foram comandadas pelo vice-diretor, Juiz Guilherme Ribeiro Baldan.

A pós-graduação é o único curso da Escola Judicial ofertado ao público externo. O diferencial do curso é a composição majoritária de seu corpo docente: juízes do Tribunal de Justiça, que compartilham suas experiências na profissão.

Ji-Paraná

Na Emeron de Ji-Paraná, o vice-diretor explanou os objetivos do curso e as metodologias utilizadas nas aulas e atividades extraclasse. Os programas de extensão promovidos no curso também foram apresentados. Por meio dos projetos Justiça da Escola e Intramediação, os alunos são incentivados a socializar o conhecimento técnico à realidade da comunidade local, promovendo a reflexão tanto nos acadêmicos quanto nos beneficiados pela iniciativa.

Como forma a motivar os novos alunos, foram demonstrados casos de sucesso de ex-alunos do então Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura que lograram aprovação em concursos para a magistratura e outras carreiras jurídicas, sendo que alguns deles, atualmente são professores da pós-graduação, a exemplo das juízas Anita Belém e Cláudia Maciel.

No dia 6 de março, terça-feira, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi apresentado à nova turma. O ambiente permite o compartilhamento de ementas de disciplinas, materiais utilizados nas aulas, bem como a realização de atividades extras e chats. Os alunos aprenderam como utilizar o sistema para complementação do aprendizado.

Após a demonstração, a professora de Metodologia da Pesquisa Científica, Philiane Paulino, realizou uma atividade pedagógica no ambiente virtual. Utilizando o chat, os alunos promoveram um debate sobre os tipos de conhecimento mais apropriados à prática jurídica.

O AVA faz parte do projeto de educação a distância da Emeron e também contribui com o projeto de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook