Estação de Tratamento de Esgoto instalada em Cacaulândia passa por testes

O investimento viabilizado pela Funasa, através de convênio, somente nessa obra, ultrapassa R$ 10 milhões.

Publicada em 28 de February de 2015 às 09:36:00

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) que faz parte do sistema de esgotamento sanitário, em fase final de construção no município de Cacaulândia, passou por teste na última terça-feira (24). A entrada em operação de forma experimental foi acompanhada pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia, Ivo Benitez e técnicos da Divisão de Engenharia da Suest-RO.

Os testes realizados na estação que utiliza tecnologia apropriada para o tipo de relevo da região, contaram também com a participação do prefeito do município, Edmar Ribeiro de Amorim, vereadores Genê Falcão e Jozivaldo das Virgens e técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e da empresa Ótima Empreendimentos e Construções, responsável pela execução das obras do sistema.

Na oportunidade, o diretor da empresa Flipper, fabricante do equipamento, Dirceu Abolis fez uma ampla explanação sobre a estrutura da ETA, seguida de visita á estação, onde todos os passos do sistema de funcionamento foram apresentados.
A ETA integra o sistema de tratamento de esgoto, composto por mais de 16 km de rede coletora, leito de secagem e laboratório de análise da água, que ao entrar em funcionamento, vai atender 80% das residências da área urbana de Cacaulândia.

O investimento viabilizado pela Funasa, através de convênio, somente nessa obra, ultrapassa R$ 10 milhões.
Benefícios
Os benefícios diretos dos sistemas de tratamento de esgoto são: ambiental, sanitário e de saúde pública. O tratamento do esgoto elimina a poluição dos rios e demais cursos d’água, permitindo que eles continuem sendo fontes de recursos hídricos, para o consumo humano.