Expedito Netto e ministro Kassab anunciam satélite que levará internet a 100% do país

Moderno e com alta capacidade de conexão, o SGDC alcançará locais em que a rede de fibra óptica não chega.

Assessoria
Publicada em 08 de maio de 2017 às 10:52
Expedito Netto e ministro Kassab anunciam satélite que levará internet a 100% do país

O deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) em parceria com o Ministro das Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, anunciaram na última quinta-feira (04) o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) que levará internet a 100% do território nacional, além de garantir a segurança das comunicações e fortalecer a indústria espacial brasileira.

Moderno e com alta capacidade de conexão, o SGDC alcançará locais em que a rede de fibra óptica não chega - como em alguns distritos e áreas rurais de Rondônia que não possuem telefonia móvel ou sinal de internet - propiciando assim a inclusão social e favorecendo o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

O lançamento do satélite, fabricado na França, ocorreu a na tarde desta quinta-feira (04) a bordo de um foguete do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. “Segundo informação do ministério, serão feitas as configurações finais e em meados de junho o satélite deve estar em pleno funcionamento levando internet banda larga para todos os cantos do país”, explicou Expedito Netto.

O satélite lançado também terá importante papel social. Convênios assinados entre os ministérios da Educação e da Saúde e a Telebras vão permitir que pelo menos 7 mil equipamentos públicos municipais, estaduais e federais possam conectar-se à rede mundial de computadores. Na avaliação do Ministro Gilberto Kassab, essas ações vão elevar a qualidade dos serviços públicos e melhorar as condições de cidadania da população.

"Qualquer escola da região Norte, por exemplo, em poucos meses, terá acesso à banda larga, fazendo com que a educação seja de melhor qualidade. Da mesma maneira, ele possibilitará, por meio desse satélite, levar a banda larga a qualquer equipamento de saúde pública do nosso país", disse Kassab.

Para Expedito Netto, esse foi um grande passo dado pelo país. “Acompanhei parte do desenvolvimento desse projeto e quero parabenizar nosso ministro Kassab por toda dedicação que teve. Agora teremos nosso próprio satélite, e isso acarretará em uma economia aos cofres públicos”, comentou Netto.

Engenheiros e técnicos brasileiros vão operar o satélite e realizar o controle do equipamento em solo, processo a cargo dos militares a partir do 6º Comando Aéreo Regional (VI Comar) da Aeronáutica, em Brasília, e da Estação de Rádio da Marinha, no Rio de Janeiro.

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Defesa, com investimento de R$ 2,1 bilhões.

*Com informações da Assessoria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    joao paulo 08/05/2017

    Parabens Deputado, pois diferente de outros parlamentares de Rondonia não traiu o eleitor trabalhador, tanto que votou contra as reformas desastrosa de temer, nem por isso deve deixar de apoiar projetos que engradeçam o país.

  • 2
    image
    DOMINGOS SÁVIO FARIAS 08/05/2017

    este projeto e de Lula e Dilma, o tempo deste atual governo não e suficiente para construir um satélite, ainda mas esse kassab que não passa de um traidor, no governo de Dilma amarrou todos os projetos nada foi pra frente, todos os lançamentos foram explodido, ainda tem que haver uma investigação sobre aquela explosão de matou todos os técnicos Brasileiros, agora aparece sorridente, quando no passado só vivia irado de tanta safadeza e ódio contra o povo brasileiro. kassab envolvido por propina na lava gato de moro e um dos principais golpista do povo.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook