Financiamento diretamente com construtoras compensa menos que os bancos

O financiamento imobiliário é perfeito para pessoas que desejam sair do aluguel mas não possuem um capital alto para fazer isso à vista.

Assessoria
Publicada em 22 de junho de 2018 às 11:58
Financiamento diretamente com construtoras compensa menos que os bancos

Você deseja sair do aluguel mas não sabe como? Quer ter sua casa própria mas não tem uma verba considerável para fazer isso à vista? Não se preocupe! Aqui você aprenderá como fazer esse sonho se tornar realidade e vai aprender qual a melhor alternativa para dar início ao seu plano.

O financiamento imobiliário é uma das alternativas mais possíveis para quem quer ter seu imóvel próprio, isso porque além de começar a trilhar seu sonho, você ainda contará com a ajuda de uma instituição financeira para torná-lo realidade. Mas qual a melhor alternativa: financiar direto com uma construtora ou com um banco?

Para saber a diferença entre os dois, continue lendo este artigo.

Conheça o benefício do financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é perfeito para pessoas que desejam sair do aluguel mas não possuem um capital alto para fazer isso à vista. Se engana quem acha que esse é um sonho que percorre o histórico de casais recém-casados.

Investir o seu dinheiro em uma casa própria é sinônimo de qualidade de vida para você e toda sua família! Afinal, após possuir o bem em mãos você pode ter muitas possibilidades para o espaço, desde morar nele ou até mesmo alugá-lo para que outra família possa ocupá-lo. E as vantagens não param por aí.

Se você se enquadra nessas características é o momento de escolher um bom financiamento!

O financiamento de um imóvel pode ser feito de várias formas! A que iremos abordar aqui são as realizadas direto com construtoras e as que são feitas com a ajuda de instituições financeiras.

Independente da modalidade que você escolher, saiba que o grande benefício desse recurso é poder pagar o imóvel através de parcelas que podem se adequar de acordo com o seu bolso! Mas é importante saber escolher uma boa modalidade, para que problemas como inadimplência possam surgir ao longo de todo o processo.

Construtoras X banco: conheça as modalidades de financiamento

Bem, para que você possa fazer uma boa escolha, é importante entender essas duas modalidades de financiamento, isso vai garantir que você se sinta mais seguro na hora de fechar um contrato e de honrá-lo com êxito durante todo o processo.

Financiamento com construtora

O financiamento direto com uma construtora possui uma grande vantagem de trabalhar direto com quem está preparando o seu imóvel, ou seja, você irá poder comprar o prédio diretamente na planta, com um valor diferenciado, pois geralmente quando o prédio ou casa estão prontos, o seu valor costuma ser bem diferente.

Além disso, você poderá ir quitando as parcelas durante todo o processo de construção do imóvel e quando ele estiver pronto, você terá quitado o saldo devedor e poderá se preocupar com outras questões como decoração, móveis e entre outros.

É importante lembrar que mesmo que a construtora não cobre juros em torno do valor financiado, o contrato irá sofrer correções mensais de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção, que é informado e cobrado no mesmo dia que o comprador assinar o contrato.

O INCC é cobrado 1% mensalmente, totalizando um aumento de 12% anualmente no valor a ser pago à construtora, sendo ajustado de acordo com o Índice Geral de Preços - Mercado. Como a tabela PRICE é utilizada para este financiamento, o valor de todas as prestações possuirão o mesmo valor.

Financiamento com Banco

O processo para o financiamento com uma instituição financeira vai depender de qual você escolher para ajudá-lo a realizar seu sonho. Em todo caso, algumas instituições também cobram uma taxa de juros anual que chega próximo dos 12%, mas com correção de acordo com a Taxa Referencial (TR).

O grande benefício de fechar o contrato com o banco é o prazo para realizar o pagamento do saldo devedor. Diferente das construtoras, os bancos fornecem um prazo de pagamento maior, que podem chegar até 35 anos. Porém, é importante lembrar que a taxa de juros consequentemente irá aumentar.

Outro benefício de realizar um financiamento com bancos é a possibilidade que o credor oferece para o comprador de utilizar o FGTS para dar entrada no imóvel. Além disso, você também pode utilizar o Fundo de Garantia para quitar o saldo devedor total ou parcialmente.

Como escolher a melhor modalidade de financiamento?

Agora que você conhece algumas vantagens e desvantagens de realizar um financiamento nas duas modalidades, é hora de decidir qual melhor se adequa a sua situação.

Alguns pontos importantes são necessários antes de escolher sua modalidade, isso porque esse é um sonho que necessita de planejamento e muito estudo, para que você possa fechar um bom contrato e possa cumpri-lo de forma eficaz e sem prejuízos, mesmo que futuramente possa ocorrer algum imprevisto.

As duas formas de financiamento imobiliário são válidas e possuem suas vantagens, mas como apresentamos antes, cada uma possui um tipo de burocracia diferente.

Se você escolher realizar com a construtora, você terá o imóvel em mãos desde a planta, realizando com o banco isso pode ser um pouco diferente, já que as instituições no geral só aprovam o empréstimo para casas e apartamentos que já estão prontos.

Então antes de fechar qualquer contrato, leve em consideração o valor do imóvel, a flexibilidade de negociação que as duas modalidades irão te permitir, se são ou não sólidas e confiáveis; entenda quais as condições de pagamento e parcelas - e mostre suas condições também, pois elas podem ser viáveis; e claro, não esqueça de esclarecer todas as suas dúvidas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook