Governo e instituições definem ações sociais e de saúde nas comunidades terapêuticas de Porto Velho

Os internos das instituições Giliard, Confrontando Gigantes, Apatox e Refúgio Canaã serão os primeiros a receber, na fase inicial do Projeto, atendimentos psicossocial, médico, odontológico, aferição de pressão arterial e ...

Publicada em 27 de April de 2015 às 11:21:00


Representantes da Sepaz e das instituições
O Projeto Começar de Novo Itinerante, da Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), promoverá ação de saúde e social dentro das comunidades terapêuticas, a partir da segunda quinzena de maio.

Os internos das instituições Giliard, Confrontando Gigantes, Apatox e Refúgio Canaã serão os primeiros a receber, na fase inicial do Projeto, atendimentos psicossocial, médico, odontológico, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicose, hepatite B e C, sífilis e HIV, sem saírem da comunidade.

O coordenador do Projeto, Ademir Pereira, afirmou que o “Começar de Novo Itinerante” tem como objetivo atender as comunidades terapêuticas, com entrevistas individuais e motivacionais, orientações quanto a encaminhamentos à rede de atenção psicossocial, grupos terapêuticos, atendimento médico e odontológico, necessidades dos internos quanto a documentação, direitos trabalhistas, rede social/ PBC/Bolsa Família e atendimento para a família do dependente.

Para o diretor da Comunidade Terapêutica Giliard, Arthur Pascoalini, a ação vem ao encontro das necessidades da casa, que atende em média cerca de 100 pessoas, entre homens e mulheres.

“Essa ação da Sepaz é de grande importância para nós, temos muita dificuldade em trazer os internos para qualquer tipo de procedimentos fora da casa ”, afirmou Carlos Augusto, da Confrontando Gigantes, que fica do outro lado do rio Madeira (margem esquerda), distante 40 quilômetros de Porto Velho.

Representantes de comunidades terapêuticas reunidos no Crepad de Porto Velho

A equipe da gerência de tratamento da Sepaz se reuniu nesta semana, no Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química – Crepad Porto Velho, com representantes das instituições para acertar detalhes do termo de parceria e definição do cronograma das atividades.

Também participou da reunião o presidente da secretaria de missões da igreja do Evangelho Quadrangular, Carlos Amorim, um dos parceiros do Projeto com a disponibilização de um ônibus equipado para atendimento médico e odontológico.


Texto: Lucia Reis
Fotos: Lúcia Reis