Governo entrega mais dois postos para emissão de identidade, em Machadinho e Cacaulândia

Os municípios de Machadinho do Oeste e Cacaulândia passam a contar, a partir desta sexta-feira (6), com postos de identificação para emissão de carteira de identidade.

Texto: Mara Paraguassu (Imagem ilustrativa)
Publicada em 05 de outubro de 2017 às 11:15
Governo entrega mais dois postos para emissão de identidade, em Machadinho e Cacaulândia

Os municípios de Machadinho do Oeste e Cacaulândia passam a contar, a partir desta sexta-feira (6), com postos de identificação para emissão de carteira de identidade, o que proporcionará ao cidadão agilidade no atendimento e menor tempo para obter o documento.  Representando o governo, o vice-governador Daniel Pereira fará a entrega das novas unidades.

A inauguração do posto de Machadinho do Oeste ocorrerá às 9h, e sua localização é no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na avenida Tangará, e em Cacaulândia o posto funcionará nas dependências da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, situada à rua Rivaldo Leite, nº 2347, setor 6, ocorrendo a entrega às 15 horas.

Com mais esses dois postos, o governo de Rondônia, por meio da Polícia Civil e Instituto de Identificação, entrega no total 22 postos de atendimento em parceria com prefeituras para emissão da carteira de identidade. “Essa parceria tem possibilitado agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de espera para que as pessoas tenham acesso à identidade”, disse o diretor do Instituto, Júlio André Kasper.

Em Ji-Paraná, por exemplo, o tempo para emissão do documento caiu pela metade. Era de 120 dias, passou para 60, com proposta de se reduzir ainda mais.

O trabalho do Instituto de Identificação tem sido acompanhado pela Vice-Governadoria, que incentiva os prefeitos a formalizarem parcerias mediante termo de cooperação técnica. “A intenção é colocar postos no maior número possível de municípios, com meta de reduzir para 30 dias a emissão da carteira de identidade,”  disse o vice-governador Daniel Pereira.

Pelo termo de cooperação, o governo de Rondônia treina os funcionários das prefeituras – para cada posto estão sendo treinadas duas pessoas – e fornece os equipamentos necessários para o cadastro e coleta de informações. São máquina fotográfica digital, leitor óptico de digitais, modulo cenário para captura de imagens e módulo para acondicionamento e transporte desses instrumentos, além de fonte alimentação e licença de acesso ao software utilizado para cadastrar. O kit tem o custo de R$ 12 mil.

À prefeitura cabe viabilizar a estrutura do posto, cedendo funcionário e local, computador e impressora. Os servidores assinam termo de responsabilidade para fazer este trabalho.  O termo de cooperação técnica ocorrerá pelo prazo de cinco anos.

No último dia 22, foram entregues à população postos em Buritis, Cujubim e Alto Paraíso.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook