30/01/2014 - 14h02min - Atualizado em 30/01/2014 - 14h02min

Greve no Detran: Governo da Cooperação se nega a negociar com a categoria e ainda ameaça servidores

Além de cometer várias ilegalidades, diretoria do Detran é intransigente e se recusa a negociar, além de ameaçar servidores com corte de gratificações.

Na Manhã desta quinta-feira (30), em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de Rondônia, marcada pelo desembargador Renato Mimessi, reuniram-se  os diretores sindicais representando a categoria de servidores do DETRAN/RO e os representantes da Diretoria da Autarquia e do Governo do Estado.

Na ocasião, após serem interpelados pelo desembargador, a diretoria sindical informou que realizou Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de janeiro com os servidores do DETRAN/RO, onde elaborou-se contraproposta visando restabelecer negociação com a entidade patronal.

O  desembargador propôs que houvesse a suspensão dos dissídios ajuizados por ambas as partes e a suspensão do movimento, até que se formalizassem os tâamites do acordo coletivo.

Diante da proposta, o sindicato acatou quanto ao prazo, contudo, informou que a deflagração da greve foi feita pelos servidores em assembleia, e somente uma outra assembleia poderia acatar a suspensão e que isso está em lei e precisa ser cumprido.

Sem se importar com essa legalidade, a Diretoria do DETRAN pôs fim a qualquer possibilidade de negociação, finalizando a audiência sem acordo entre as partes.

"Essa reunião é apenas um reflexo de toda a legislação que está sendo descumprida dentro da Autarquia com conivência do Governo do Estado", diz a diretoria do sindicato.

 Se questionou,  na ocasião,  a realização de Concurso Público, que está sendo feito sem o devido planejamento, com pouquíssimas vagas para atender ao estado e sem ter todos os cargos que atenda a finalidade do órgão, a exemplo da da fiscalização de trânsito , que vem sendo realizada de forma irregular, por falta de pessoal, por  pessoas que não tem atribuição legal para abordar, verificar documentos de veículos e habilitação e ainda por cima lavrar os autos de infração.

Há casos de multas que são preenchidas e assinadas por duas pessoas diferentes. O mais grave é quando a assinatura da multa é feita por pessoas sem competência, o que contraria o Código de Trânsito Brasileiro. Essa situação, além de tornar a multa inválida, faz com que se tenha um grande desperdício do dinheiro público, já que existe um alto gasto para que essas blitz ocorram, na capital e principalmente no interior do Estado.

A Direção do Detran não se manifestou sobre isso e alegou apenas que o sindicato está sendo contra o concurso. Outro ponto que causou impasse foi a Gratificação de Trânsito percebida pela categoria que é concedida com valores diferentes sem qualquer justificativa.

Quando a Diretoria do DETRAN foi questionada sobre não ter obedecido ao princípio da igualdade e da legalidade, ameaçaram cortar o ganho, justificou  que não importa se houve erro de elaboração dos gestores e que é melhor cortar do que a Diretoria do DETRAN responder por uma improbidade administrativa. Atribuiu-se a culpa à  lei de responsabilidade fiscal e a suposta falta de recursos para sanar essa irregularidade.

Segundo o presidente do SINSDET/RO, Carlos André, a categoria reafirma sua luta na defesa do cumprimento da legalidade e da boa gestão dos recursos públicos, resultando no bom atendimento à população. "É lamentável ver a forma como o governo ignora as negociações e o direito legitimo de reivindicação dos servidores, visto que o DETRAN/RO, junto com o governo do Estado , deixou claro que não está aberto à negociações quanto a cumprir a legalidade da gratificação".
A greve continua .

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de ANTONIO

Postado por ANTONIO em 01/02/2014 às 20:55

Greve e um direito mas kd os 50% que Seven estar trabalhando..so vejo gente jogando baralho e abusando de comissionados ,kd o juiz pra ver esta falta de respeito com nos usuarios

177.198.112.128
Avatar de EU

Postado por EU em 01/02/2014 às 20:35

esses servidores do Detran são um bando de carniças que se acham os maiorais vai trabalhar bando de vadios e tratar a população com dignidade quem paga seus salários somos nos seu imundos

201.88.38.49
Avatar de JUNIOR PEREIRA CAMPOS

Postado por JUNIOR PEREIRA CAMPOS em 31/01/2014 às 22:24

ESSE COMENTÁRIO VAI PARA , INGEREDETRAN, JOÃO PEDRO,ANTONIO SILVA,ISABEL BRAGA, ACHO MELHOR VC,S BAIXAREM A BLA, FICAREM QUIETOS E TRABALHAREM UM POUCO MAIS, PORQUE PELO QUE ESTAMOS VENDO VC,S TERÃO QUE ENGOLIR MAIS UNS QUATRO ANINHOS VIU, OU PROCUREM UM SERVIÇO NAS SERRARIAS QUE AINDA RESTAM POR AÍ, OU MELHOR, NA USINA DE JIRAU E SANTO ANTONIO ESTÁ TENDO MUITA VAGA, TENHO DITO.

186.219.254.132
Avatar de FACEBOOK/INGEREDETRAN

Postado por FACEBOOK/INGEREDETRAN em 31/01/2014 às 15:22

Têm uns leitores que ensaiaram os comentários, ou já receberam prontos? E o interessante que eles não comentaram sobre as reivindicações dos servidores que pedem CONDIÇÕES DE TRABALHO e que o governo CUMPRA SOMENTE O QUE MANDA A LEI. Se no Detran não está bom, lutamos para melhorar. Se você tem um problema na sua casa você sai de casa e deixa sua família ou enfrenta o problema? Parece que os senhores, que nos comentários pedem para sair, são do tipo que abandona a família à própria sorte e foge pro mais longe possível. coitadas das famílias desses senhores se é que não é a mesma pessoa.

177.6.195.146
Avatar de EDINON CUNHA

Postado por EDINON CUNHA em 31/01/2014 às 13:06

Se os funcionários do DETRAN não estão satisfeitos com o salario que ganha, peça demissão e procurem outro emprego, estão servindo de marionetes do Presidente do Sindicato que esta fazendo campanha eleitoral para Deputado e fica usando todos os meios para se promover, vai trabalhar meu povo!!!

179.252.18.170
Avatar de JOAO PEDRO DA SILVA

Postado por JOAO PEDRO DA SILVA em 31/01/2014 às 11:42

Esse geraldo e junior são dois puxa sacos que mamam na teta do detran são formiguinhas de campanha que estão aqui para queimar os servidores do detran, vecês estão com medo medo de perder a tetinha pois esse confuso vai perder e essa raça do PDT vai sair junto. Se toca seus idiotas vai la no sindicato para se informar das reivindicações.

179.83.204.250
Avatar de ANTONIO SILVA

Postado por ANTONIO SILVA em 31/01/2014 às 10:50

Geraldo e Junior, vcs devem ser dois comissionados a serviço desse Confuso Moura. Os servidores do Detran não fizeram greve na época do Cassol pq nosso sindicato era vendido e não representava nossa classe. Servidor efetivo não tem teta, nem ganha altos salários, se fosse assim não estaríamos em greve. E essa greve só continua pq o Confuso não tá nem aí pra vcs e nem pro resto da população. Enquanto tiver idiotas com o mesmo pensamento de vcs o estado de Rondônia vai continuar a m.. que está.

177.125.153.94
Avatar de ISABEL BRAGA

Postado por ISABEL BRAGA em 31/01/2014 às 10:09

senhor geraldo e senhor junior, antes de qualquer comentários a respoeito dos servidores do DETRAN, por gentileza pergunte a eles o que se passa, pois falar e facil, gostaria que estivessem no nosso lugar, mais mesmo assim obrigado pelas criticas, sendo elas quais forem

201.2.63.2
Avatar de BRUNO

Postado por BRUNO em 31/01/2014 às 09:49

Vão trabalhar, o governo tem que cortar mesmo gratificações se está achando ruim então vai para a empresa privada que lá voces vão ter que suar a camisa ou senão é demitido.

179.253.20.233
Avatar de ANÔNIMO

Postado por ANÔNIMO em 31/01/2014 às 08:02

ENQUANTO ISSO, EXISTEM CERCA DE 17 POLICIAIS CIVIS QUE ESTÃO EM UMA "FORÇA TAREFA" NA CIDADE DE ARIQUEMES/RO E QUE ESTÃO HÁ 36 DIAS SEM RECEBER AS DIÁRIAS, AGUNS AINDA ESTÃO SENDO HULMILHADOS, POR NÃO PODEREM PAGAR AS SUAS DESPESAS COM COMIDA E HOTEL. VIVENDO DE FAVORES DOS OUTROS, AGORA O GOVERNADOR FOI NA MIDIA UTILIZOU DA CHAMADA FORÇA TAREFA QUE ESTA ATUANDO EM CAMPO NOVO LOCAL DO CONFRONTO ENTRE POLICIAIS E AORA NÃO PAGA NEM AS DÍARIAS DESTES SERVIDORES, QUE SERVIRAM DE IMAGEM PESSOAL DE CAMPANHA DE SUA EXCELENCIA, É UMA POUCA VERGONHA ESTE ESTADO DA FEDERAÇÃO.

177.67.44.202
Avatar de GERALDO FEITOSA LEMOS

Postado por GERALDO FEITOSA LEMOS em 31/01/2014 às 07:00

Sou cidadão de RO e acho que está na hora de os servidores do DETRAN trabalhar. O governo deveria era estar descontando os dias parados dessa gente. Ganham muito e trabalham pouco. Não estão satisfeitos? Larguem a teta do DETRAN e vão trabalhar na iniciativa privada. Duvido que recebam salários tão bons...

186.218.117.81
Avatar de JUNIOR PEREIRA CAMPOS

Postado por JUNIOR PEREIRA CAMPOS em 30/01/2014 às 17:50

ESSE BANDO DE IDIOTA QUE FICAM FAZENDO COMENTÁRIOS SOBRE ESSA GREVE, NÃO SABE NEM AONDE NASCEU,E ESSES FUNIONARIOS QUE ESTÃO EM GREVE TEM QUE CORTA OS DIAS PARA APRENDEREM A TRABALHAR E NÃO SERVIR DE BODE EXPIATÓRIO DE SINDICATO QUE FICA BRIGANDO PARA TER ELEIÇÃO, FUNCIONARIOS QUE NÃO RECEBERAM UM CENTAVO DO SR. K-SOL, E AGORA QUEREM SÓ AUMENTO MAIS NÃO QUEREM TRABALHAR,PORQUE NÃO FIZERAM GREVE QUANTO ESTAVAM NO ESTÁGIO PROBATÓRIO, MEDO DE GANCHAR UM CHUTE NA BUNDA NÉ, VÃO TRABALHAR QUE VC,S GANHAM MAIS.

186.219.255.2
Avatar de MEIRE

Postado por MEIRE em 30/01/2014 às 17:09

Isso se chama Ditadura e Perseguição.

177.5.214.186
Avatar de THONY SOUZA

Postado por THONY SOUZA em 30/01/2014 às 14:54

VAMOS VOTA DENOVO NO PMDB/PDT, esse é o governo da cooperação.

189.72.201.115
publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 15:02:00

Limite de prazo na concessão de ajuda de custo para deslocamento de servidor é legítimo

A tese passa a orientar os tribunais de segunda instância em recursos que discutem a mesma questão.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:50:00

Sintero conquista elevação de nível para professores

Os professores aprovados em concurso com Magistério, que concluíram nível superior, terão direito à elevação de nível com mudança de classe.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:59:00

Promotora cujo filho foi contratado como advogado de defesa não cometeu crime

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo o voto do relator, ministro Sebastião Reis Júnior, reconheceu a falta de justa causa e concedeu habeas corpus para trancar a ação penal.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:58:00

Corregedor-geral pede a regionais que acompanhem de perto protesto de juízes

Em ofício enviado aos corregedores regionais nesta quarta-feira (22), o ministro também afirmou que eles devem adotar medidas preventivas e incentivar os magistrados a acabar com a paralisação.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:51:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Confúcio diz que “cumpriu tudo” com a PM

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:48:00

Bancários e movimentos sociais fazem ato público

O tema vem sendo discutido em vários debates na TV entre Dilma e Aécio.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:44:00

Quarta edição do Prêmio MP-RO de Jornalismo quer estimular produção acadêmica

O vencedor receberá um troféu e certificado. Também serão certificados todos os participantes inscritos na categoria.

GERAL | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:41:00

Prefeito anuncia procedimentos para a saúde de Cacoal

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cacoal deve ser entregue em dezembro.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:41:00

HOSPITAL SANTA MARCELINA FALA EM FALÊNCIA E PODE FECHAR AS PORTAS

FOLLADOR PEDE UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA DA SESAU.

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:34:00

Expedito promete cumprir as metas do PNE, combater governo lento, pesado e corrupto

O projeto Escola de tempo Integral tem sobrecarregado de serviço os mesmos funcionários já existente para as escolas convencionais sem a devida compensação salarial...

POLíTICA | matéria escrita em 22/10/2014 ás 14:27:00

Deputado denuncia que Governo dá calote no Hospital Santa Marcelina, que já acumula R$ 5 milhões de prejuízos

“Recebi documento assinado pela Irmã Lina Ambiel, diretora do Santa Marcelina, informando que o Governo não repassou os valores dos serviços prestados pela unidade hospitalar desde julho".

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:05:00

Sintero convida candidatos a governador para apresentarem propostas e assinarem termo de compromisso com a educação

Convites formais para o encontro foram protocolados junto às coordenações de ambos os candidatos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/10/2014 ás 18:00:00

Réu é condenado a 33 anos por homicídio e estupro

Durante o julgamento o réu informou que não lembrava que havia cometido o crime.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:50:00

Expedito diz que Confúcio faz o governo da enrolação

O candidato Expedito Junior (PSDB) garantiu que tem como proposta melhorar a saúde implementando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2014 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com