Hildon Chaves nada tem a comemorar em 2017. Das 39 propostas registradas na Justiça Eleitoral, só uma saiu do papel e... não funciona

A constatação é do advogado Caetano Neto, presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia. Ele fez uma pesquisa nas propostas registradas na Justiça Eleitoral pelo então candidato a prefeito de Porto Velho

Tudorondonia com assessoria
Publicada em 28 de dezembro de 2017 às 08:51
Hildon Chaves nada tem a comemorar em 2017. Das 39 propostas registradas na Justiça Eleitoral, só uma saiu do papel e... não funciona

Expedito Júnior, o Padrinho, e seu afilhado, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB): no geral, baseado em fatos e em documento registrado no TRE, a administração tucana na capital foi um fracasso neste primeiro ano à frente da Prefeitura do município

Porto Velho, Rondônia - O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), não cumpriu praticamente nenhuma das 39 propostas, dividas em 12 metas e apresentadas à Justiça Eleitoral quando do registro de sua candidatura em 2016. Das promessas, somente uma saiu do papel, sendo que as demais, caso o tucano  não reduza suas viagens e bote o pé na estrada, vão continuar sendo letra morta. No ritmo em que vai, Hildon terminará seu mandato sem cumprir sequer a metade do que prometeu.

Caetano Neto, advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia,checou o que foi registrado na Justiça Eleitoral, quando Hildon concorreu à prefeitura, e garante que “das 12 metas estabelecidas como “eixos estratégicos“, título dado ao documento entregue ao TRE, somente uma pode-se dizer que virou realidade. Trata-se da criação da  Secretaria da Família que,  todavia, não possui uma finalidade  definida na Administração Pública e nem  atuação prática.

Para Caetano neto, os alardeados 45 km de asfalto anunciados como fato concreto de 2017 são ações e programas ainda deixados pela famigerada administração de Mauro Nazif.

O documento de Hildon no TRE possui 12 subtítulos: Porto Velho 2030, Mobilidade Urbana, Saneamento, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Infraestrutura, Educação, Gestão Pública, Turismo,  Secretaria Distrital e  Secretaria da Família (veja as propostas abaixo).

De todas estas propostas - enfatiza o advogado -,  somente a última é que pode-se dizer cumprida parcialmente,  já que foi  incluída na primeira reforma administrativa , em janeiro, de um total de três  outras promovidas durante o ano.

“Hildonfoi um desastre administrativo”,critic Caetano Neto.

Dentre as promessas, no item Mobilidade Urbana,  que aponta quatro  programas a serem impelementados,  uma versa sobre a construção de  abrigos de passageiros de ônibus. Estes abrigos seriam robustos,  amplos, cobertos, com assentos e painel digital com informações sobre linhas, trajetos, geolocalização dos ônibus e tempo estimado da demora.

Na área de saneamento,HildonChaves disse à  Justiça Eleitoral que pretendia construir rede de abastecimento de água em 100% da cidade e  80% de rede de coleta e tratamento de esgoto, com drenagem e manejo de águas pluviais.

Na saúde , afirmou  que implantaria  a oferta de atendimento ambulatorial 24 horas e criaria o sistema de marcação de consultas pelo 0800. Já na Agricultura, relatou que implantaria  cooperativas de alimentos no baixo e alto Madeira , criando, também, o Cinturão Verde e um Novo Mercado Municipal , além de  rede de sacolões e varejistas,  redimensionando a operação dos feirantes.

“Seja na saúde, no social, econômico, educacional, ribeirinhos, distritos, transporte público e até a criação de um Centro de Formação e Treinamento de Servidores Públicos e Desenvolvimento de Gestão Pública, Hildon Chaves inovou na proposta, entretanto, sua atuação vem demonstrando que a eleição de Porto Velho se deu por divulgação de uma embalagem, ao contrário do produto que,  somado às  promessas de campanha, não  dão aval a Hildon Chaves (PSDB)  para  comemorar sua administração como positiva no ano de 2017”,destacou Caetano.

Em sua conclusão, o presidente da entidade afirma:“O prefeito de Porto Velho apresenta uma administração que , sob a marca de 'não sou político', vendeu a prefeitura aos já conhecidos e tradicionais políticos do Estado, a saber:  deputados federais, vereadores e agregados partidários. Pior:  meio de cargos e assessorias, escancara uma administração patética, que se sustenta pelos recursos que aportam na cidade via programa do governo federal (viadutos, asfalto, moradias etc). E os   que anuncia são, na sua maioria , assegurados nas promessas e  expectativa de emenda parlamentar,diga-se,  'balcão de negócio', revelando,  assim, que Hildon Chaves veio para atuar como o modelo de sempre. Seu objetivo é atender os  interesses que não são os dos cidadãos de Porto Velho. É pífio seu mandato.O tempo é senhor da razão.”

Comentários

  • 1
    image
    Alves Vieira 28/12/2017

    Tem pessoa que recebe da prefeitura para desacreditar as críticas contra o atual prefeito. O que está apontado pelo advogado deste artigo está embasado em provas que ele pesquisou, contrário das pessoas que querem enganar mais uma vez a população, como vez o de hildon. Parabéns para esses que estão recebendo para defender o prefeito. Só um exemplo da mentiras da campanha a tarifa de ônibus de pvh e a mais cara do país,devido a bondade de aumento que o prefeito concedeu aos empresários.

  • 2
    image
    Pedro 28/12/2017

    Tu mora no São Francisco é onde ele mais mente e tu acredita. Não precisa ser de esquerda para enxergar a merda que está essa cidade. Anda pelo Centro, Sai da tua toca pra ver a porcaria que está o terminal de ônibus as vias centrais da cidade, as pesquisas são votadas por puxa saco que nem você. Falei......

  • 3
    image
    Marcos 28/12/2017

    creio que esta melhor do que Mauro que nao fez nada na cidade será que porque é turco foi o pior prefeito que Porto Velho ja teve

  • 4
    image
    alves Vieiraa 28/12/2017

    Concordo com a analise do advogado, o Prefeito Hildon só faz é viajar, enganar a população com evento contratando cantores nacionais a preços exorbitantes e exonerar secretários, deveria ser pelo menos honesto consigo mesmo, é renunciar já que não quer ou não têm condição de administrar a cidade de PVH-RO. Esse Prefeito é um EMBUSTE gasta muito com propaganda e nada faz pela cidade, cito como exemplo todas as ruas asfaltadas da cidade estão esburacadas e as outras que não estão asfaltadas estão enlameada com crateras de buracos cheios de lama e lixo. Sinto saudades do antigo prefeitos, pelo menos as ruas que não eram asfaltadas eram encascalhada com esse só promessas, idênticas a que ele fez para enganar a população quando era candidato a prefeito. E tem mais cadê o esgoto e saneamento prometido, a rodoviária pela promessa já devia ter sido entregue, cadê,pelo visto o gato mentiroso engoliu.

  • 5
    image
    Josimar 28/12/2017

    Ooh companheiro da Esquerda, acho q vc não sai de casa, é mal informado ou não quer enchergar, dizer que Porto Velho não está melhor, fala sério Heim!!  A cidade está mais limpa, começando da entrada, nos bairros periféricos bem mais iluminados, inclusive , praticamente todos os Distritos receberam, se ver um Porto Velho melhor em vários aspectos, acabou se se assinar um convênio com o 5o. Bec, para asfaltamento de todo o bairro Mariana e São Francisco(meu bairro), enfim, não é àtoa q em várias consultas a média da Administração do Prefeito é muito Positiva, é óbvio q falta muito, mas pra quem recebeu a cidade nas condições q estava, acho que fez a diferença Sim!!!  Criticar sem base, ou por ser oposição é complicado, normalmente futuros comentários caem em descrédito, abraços!!!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook