IFRO lança PDI 2018-2022 na próxima semana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza a solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2018-2022.

Assessoria
Publicada em 12 de fevereiro de 2018 às 09:56
IFRO lança PDI 2018-2022 na próxima semana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza a solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2018-2022. O evento será realizado às 8 horas do dia 15 de fevereiro, no auditório do Campus Porto Velho Calama (Avenida Calama, 4985, Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho), com transmissão ao vivo “via streaming” pela página oficial do IFRO do Facebook, visando chegar a todos os públicos (servidores, estudantes, egressos e comunidade em geral). Na oportunidade também será lançado o Aplicativo IFRO Mobile e assinada a Ordem de Serviço para construção da Quadra Poliesportiva do Campus Calama.

Construído com a participação de toda a comunidade acadêmica, o PDI/IFRO é o instrumento de planejamento e gestão que traduz a identidade e as intenções do Instituto, no que diz respeito à sua missão, visão e valores, às diretrizes pedagógicas e filosóficas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas e administrativas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

Desde 2015 o IFRO vem rediscutindo o seu Planejamento Estratégico visando à atualização do PDI e nortear as ações, recursos institucionais, organização e gestão de pessoas. Durante o seu período de vigência, o PDI orientará a elaboração dos Planos Anuais de Trabalho (PAT) que são planos táticos e operacionais que materializarão ações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Houve um trabalho árduo não só da equipe de planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, mas de toda a instituição”, avalia o Diretor de Planejamento, Leonardo Araújo.

A elaboração contou com maior mobilização das lideranças do IFRO em janeiro de 2017, intensificada com os Fóruns de Gestão, ocorridos no mês de março em todas as unidades do IFRO, quando teve oportunidade de receber contribuições individuais de toda a comunidade do IFRO. Ainda no ano passado, ocorreram diversas reuniões de planejamento acompanhadas pela Steinbeis Sibe do Brasil (empresa que está assessorando o processo de elaboração do novo PDI), consulta pública aberta à comunidade acadêmica, pesquisas, palestras, capacitações de servidores, visitas técnicas aos campi, análises estratégicas e outros momentos formativos, tudo visando uma participação efetiva na construção do planejamento.

“O grande diferencial deste PDI 2018-2022 para o anterior é justamente a participação social, uma participação efetiva e com qualidade, porque não basta chegar e dizer qual é o problema, mas tentar pensar projetos, soluções e como acompanhar esse planejamento para se tornar realidade”, diz o diretor. O documento trará pela primeira vez o Plano Estratégico Institucional, melhor abordando a metodologia de trabalho utilizada para definir os direcionamentos de missão, visão e valores.

Com o lançamento que ocorre na próxima quinta-feira, todos poderão ver o resultado da participação anterior que tiveram concretizado no documento institucional: “É agora que realmente vai começar o trabalho, porque temos muitos projetos e precisamos que a comunidade participe e faça o controle social das ações, para ajudar a construir o Instituto que queremos”, finaliza Araújo.

Mais informações sobre o PDI e o planejamento estratégico do IFRO estão disponíveis em http://portal.ifro.edu.br/planejamento-estrategico

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook