Indígenas recebem investimentos para a saúde

O repasse é resultante do Termo de Cooperação Mútua entre a Santo Antônio Energia e o DSEI de Porto Velho, assinado no primeiro semestre deste ano.

Publicada em 01 de September de 2014 às 19:53:00

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho recebeu na última sexta-feira, 29, a primeira parte de equipamentos tecnológicos, materiais educativos para a área da saúde e alguns itens de mobília para escritório. O evento aconteceu na sede da instituição em Porto Velho e contou com a presença do coordenador do distrito e de representantes da Santo Antônio Energia.

O repasse é resultante do Termo de Cooperação Mútua entre a Santo Antônio Energia e o DSEI de Porto Velho, assinado no primeiro semestre deste ano. O termo faz parte do Plano Integrado de Saúde Indígena que beneficia as comunidades Karitiana, Karipuna e Cassupá. A parceria institucional possibilita a implementação de ações que devem proporcionar melhorias na infraestrutura, educação e saúde das comunidades indígenas.

Os materiais entregues ao DSEI foram computadores, monitores, impressora, máquina digital, cadeiras, mesas, máquina plotter, motores de popa e espelho clínico. Também fizeram parte da entrega livros e álbuns educativos ilustrados que são materiais pedagógicos que serão utilizados em palestras socioeducativas que devem contribuir com o trabalho de prevenção da AIDS, doenças sexualmente transmissíveis e orientações sobre planejamento familiar e reprodutivo.

Para o analista socioambiental, Paulo Afonso dos Santos Junior, da Santo Antônio Energia, a parceria representa um passo importante para o cumprimento das ações do Plano Básico Ambiental (PBA) da concessionária. “Atenção à saúde é um assunto importante para os povos indígenas e a Santo Antônio Energia já apoiou infraestrutura nas aldeais dos povos Karitiana e Karipuna, entre outras ações. Nesta etapa, apoia com materiais educativos, odontológicos e de escritório, que proporcionarão uma melhora na prestação dos serviços nas aldeias, além da área administrativa do DSEI de Porto Velho, para que os indígenas tenham cada vez mais acesso adequado às ações de saúde”, afirmou.

O termo de cooperação é um programa do PBA - Componente Indígena, documento que estabelece ações de mitigação e compensação aos povos indígenas sob a influência da hidrelétrica Santo Antônio. Paulo Afonso ainda informou que as ações da concessionaria sobre atenção à saúde indígena continuarão a ocorrer. “Iniciaremos a ampliação e reforma da Casa de Apoio a Saúde do Índio – CASAI de Porto Velho, no mês de setembro deste ano”, concluiu.