Itaú não consegue sequer respeitar legislação municipal para funcionamento de agência em Porto Velho

O fechamento desta agência, mesmo que seja temporário, representa claramente o descaso do banco com todos, pois isso amplia o risco de fechamento de postos de trabalho e até mesmo da própria agência.

Publicada em 16 de September de 2014 às 17:19:00

Mesmo obtendo um lucro de R$ 9,3 bilhões nos primeiros seis meses de 2014 - o maior de sua história no país, considerando o primeiro semestre de um ano - o Itaú continua sua política de desrespeitar a sociedade em geral e, em Porto Velho, chega ao ponto de sequer obedecer ao Código Tributário do Município.

Foi o que ficou comprovado com a interdição da agência localizada na avenida Gonçalves Dias, próximo à Sete de Setembro, no Centro da capital, que foi interditada pela Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) na última sexta-feira, dia 12 de setembro.

O motivo é que a agência, inaugurada em setembro do ano passado, não conseguiu, nestes doze meses, sequer regularizar seu alvará de localização e funcionamento, conforme determinam os artigos 162 e 163 da Lei Complementar nº 199/2004.

“Chega a ser ridícula essa situação deste que é o maior banco privado do país e que obtém lucros recordes sucessivos e, mesmo assim, continua desrespeitando as leis. O fechamento desta agência, mesmo que seja temporário, representa claramente o descaso do banco com todos, pois isso amplia o risco de fechamento de postos de trabalho e até mesmo da própria agência. Isso sem mencionar que o Itaú continua desrespeitando as leis de segurança bancária, seja municipal, estadual ou federal, que determinam a instalação de portas giratórias com detectores de metal, biombos em frente aos caixas e câmeras de vigilância interna e externa 24 horas. É apenas mais uma amostra do desrespeito do Itaú com seus funcionários, com clientes e usuários e até mesmo com o poder público”, avalia José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).