JACY-PARANÁ: Prefeito Hildon discute com lideranças e usina soluções para o distrito

Unidade de saúde será transferida para o prédio onde funcionaria a UPA 24 horas.

Publicada em 16 de março de 2017 às 10:05:00

Em busca de melhorias para o distrito, lideranças e empreendedores de Jacy-Paraná, distrito distante cerca de 90 quilômetros do núcleo urbano de Porto Velho, participaram de reunião nesta quarta-feira (15) com o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, representantes da Santo Antônio Energia (SAE), secretário de Saúde Alexandre Porto, subsecretário de Obras Tiago Beber, o deputado estadual Ribamar Araújo (PR) e o vereador Jurandir Bengala (PR), representante do distrito na Câmara Municipal.

Ao classificar de vergonhosa a situação que passa hoje Jacy-Paraná, dr Hildon Chaves, lembrou que o distrito foi um dos mais impactados pelo complexo hidrelétrico do rio Madeira com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio. “Essa situação foi provocada pelos gestores da época, que permitiram o descaso que a população vive hoje”, disse o prefeito.

O prefeito também afirmou que não sabia o porquê de tanto abandono e, preocupado com a situação do distrito, cobrou da usina a realização de ações para minimizar esse impacto. Para dr Hildon é preciso atacar de frente os problemas vividos no distrito, principalmente a falta de infraestrutura, que deixou a localidade sem pavimentação, sem drenagem, entre outras deficiências.

Ao ser questionado sobre os recursos das compensações sociais que estavam previsto para serem aplicados no distrito, o diretor de operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, explicou que na época do prefeito Roberto Sobrinho, a prefeitura chegou a conclusão de que Jacy-Paraná era mais impactada por Jirau que por Santo Antônio. Com isso, a responsabilidade que a SAE tinha com relação às compensações, foram repassadas à Jirau.

Com relação às demandas apresentadas na reunião, o secretário Alexandre Porto, da Semusa, adiantou que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo o levantamento de informações para diagnosticar os reparos necessários que serão feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) para colocar a unidade em funcionamento não como UPA, mas como unidade de saúde da família.

O secretário afirmou que foi um erro a escolha de Jacy-Paraná para a construção da UPA. “É que o Ministério da Saúde trabalha com tipos diferenciados de UPAs que vão do porte I ao III. A de porte I, a menor delas com o mínimo de sete leitos de observação, possui capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia, sendo que a população na área de abrangência tem que ser de 50 mil a 100 mil habitantes. Jacy, mesmo com o crescimento populacional provocado pelas usinas, não chega a 20 mil habitantes”, explicou Porto.

“Se colocarmos para Funcionar como UPA, não vamos conseguir recursos do Ministério da Saúde. Então decidimos que será transferido para o local a Unidade de Saúde da Família que já funciona no município. Vamos também resolver o problema da falta de ambulância no distrito, de forma que os encaminhamentos estão sendo feitos para se solucionar esses problemas.

A prefeitura também deixará à disposição da administração distrital uma patrulha mecanizada para atender o distrito e região. “Já estamos montando essa patrulha e a ideia é não apenas mandar esse maquinário para lá, mas também contratar no próprio distrito as pessoas para operar esses equipamentos, gerando renda e emprego no local”, adiantou o secretário Tiago Beber.

Morador do distrito há mais de 30 anos, o administrador Nilton Barbosa, classificou como positivo o resultado do encontro. “A comunidade está apreensiva, mas pelo que ficou definido aqui as demandas estão sendo atendidas e a Santo Antônio também se propôs firmar parceria com o município para trabalharem juntos levando melhorias para Jacy-Paraná”, avaliou.

 

Texto e fotos Comdecom