Ji-paraná lembra dia de combate à hanseníase

O propósito desta celebração é aumentar a consciência de que a hanseníase é uma doença curável, divulgar os sinais e sintomas ...

Publicada em 24 de January de 2015 às 13:35:00

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do Departamento de Serviços Especializados, preparou uma semana especial de atividades alusivas ao "Dia Mundial de Luta Contra a Hanseniase", que desde 1954 comemora-se em todo o mundo no último domingo do mês de janeiro. A data foi criada com a finalidade de chamar a atenção do mundo para o problema da Hanseníase. Em Ji-Paraná, o dia de combate acontecerá na sexta-feira, 30 de janeiro.

O propósito desta celebração é aumentar a consciência de que a hanseníase é uma doença curável, divulgar os sinais e sintomas e enfatizar para toda a população que o tratamento é feito de forma gratuita, num período que varia de 6 a 12 meses, conforme a forma e a classificação da doença. Durante toda a próxima semana serão intensificadas as ações de cunho informativo, como palestras de conscientização e distribuição de panfletos informativos, além de pit stop.

O Brasil ocupa o 2º lugar no mundo em detecção de casos de Hanseníase. Rondônia apresenta uma taxa de detecção média de aproximadamente 50 casos novos por ano/100.000 habitantes. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Departamento de Vigilância em Saúde, o município de Ji-Paraná detectou em 2012, 103 novos casos da doença; em 2013 foram diagnosticados 89 novos casos e em 2014 notificou 71 casos, apresentando desta forma, uma tendência decrescente no seu coeficiente de detecção de casos novos. Na atualidade o município de Ji-Paraná apresenta coeficiente de detecção de 55.46/ 100.000 habitantes (55 casos para cada 100.000 habitantes).

"A luta contra a doença depende do diagnóstico precoce e este depende das informações sobre a doença, suspeição, sinais e sintomas que devem ser incessantemente divulgados à sociedade pelas equipes de saúde. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de não ficarem sequelas é muito grande, e vale ressaltar que a hanseníase tem cura", explica Lúcia Borba Soares, enfermeira responsável pela coordenação municipal de hanseníase e tuberculose do Departamento de Serviços Especializados.

Um caso suspeito de hanseníase é uma pessoa que apresenta um ou mais dos seguintes sintomas: lesão (ões) de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calor, frio, à dor, ao tato, dormência, formigamento, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço), manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, acometimento de nervos periféricos e troncos nervosos com espessamento neural.

O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença e consequentemente impedem a instalação de incapacidades físicas e deformidades que são responsáveis pelo preconceito e discriminação aos portadores desta patologia.

No município de Ji-Paraná o atendimento para diagnóstico e tratamento é feito nas 13 unidades básicas de saúde, e tem como referencia o Centro de Especialidades em Patologias Tropicais Pe. Adolfo Rhol que dá suporte no diagnóstico e atendimento aos casos que apresentam intercorrências.