Juíza manda exonerar 50% dos servidores comissionados da Câmara de Porto Velho e ocupar vagas com efetivos

A magistrada determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho, no prazo de 180 dias, proceda a exoneração dos servidores comissionados não efetivos que excedam o percentual de 50% dos cargos em comissão, possibilitando que, no mínimo metade dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores de carreira.

Tudorondonia
Publicada em 05 de março de 2018 às 09:54
Juíza manda exonerar 50% dos servidores comissionados da Câmara de Porto Velho e ocupar vagas com efetivos

A juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital, determinou à Câmara Municipal de Porto Velho, por meio de sentença datada do último dia 2 de março, que exonere todos os servidores comissionados não efetivos que excedam o percentual de 50% dos cargos em comissão, possibilitando que, no mínimo, a metade dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores de carreira.

A Câmara de Vereadores de Porto Velho deverá, ainda, exonerar os servidores que não ocupem cargos de real assessoria, chefia e direção, a fim de se equilibrar seus quadros de servidores de acordo com os ditames constitucionais, bem como deverá realizar concurso para provimento de servidores efetivos.

A magistrada julgou procedente ação cível pública  impetrada pelo promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, do Ministério Pùblico de Rondônia.

Com isso, ela determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho, no prazo de 180 dias , proceda a exoneração dos servidores comissionados não efetivos que excedam o percentual de 50% dos cargos em comissão, possibilitando que, no mínimo metade dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores de carreira. E com relação aos cargos comissionados, sejam observados que somente deve ocupar esses cargos quem exerça função de direção, chefia ou assessoramento; e que no mesmo prazo realize concurso para provimento de cargos para compor os quadros daquela Casa legislativa.

LEIA A SENTENÇA NA ÍNTEGRA

Comentários

  • 1
    image
    Rennan 10/01/2020

    Só vim pronunciar que eu não vou nomear Que eu só formei a comissão para fazer H Vocês vão me odiar, mas eu vim lhes contar Que entupida de comissionado a ALE está A sua nota é tão bonita, eu nunca vi isso na vida E se continuar assim, parabéns pra você Você se esforçou de verdade e a nota foi linda Minha discricionariedade eu vou te dizer Não quero nomear você E o preço que eu pago é não ser nomeado de verdade Só tem comissionado na cidade ALE não vai me nomear, ALE nunca vai convocar E o preço que eu pago é não ser nomeado de verdade Só tem comissionado na cidade ALE tem sido cruel, certame não vai sair do papel (Infelizmente, as pessoas que se submetem a prestar concurso pra ALE entendem que é assim) Só tem função de confiança..

  • 2
    image
    Karine Volkweis 13/04/2019

    Muito bom, quem sabe dessa maneira serão empossados os concursados tanto da Câmara quanto da ALE.

  • 3
    image
    Pedro Lima 05/03/2018

    Fiquei com pena de meu amigo Wanderley, assessor Jair Monte, poxa assim Jair, o cara nao vai fazer campanha

  • 4
    image
    Milton Nogueira 05/03/2018

    As 5570 Câmaras Municipais de nosso querido Brasil são, em sua maioria, um antro de empreguismo imoral e lesivo ao contribuinte. O mesmo pode ser dito com relação às Assembléias Legislativas e até o Congresso Nacional. Nossa Democracia é a mais cara do mundo, e também a mais corrupta e ineficiente. Deus nos ajude!!! E não vejo, a curto prazo, saída para nós. Enquanto persistir a atual legislação eleitoral e enquanto as atuais estruturas político-partidárias não forem saneadas, pouco mudará. É por essas e outras, que um despreparado Deputado Federal (que promete matar os bandidos, proibir manifestações de homossexualidade e manter as mulheres na cozinha), tem tantos adeptos...

  • 5
    image
    Paulo Matos 05/03/2018

    Só falta o MP agir da mesma forma em relação à ALE... Um antro de clientelismo às custas do erário. Há mais de 30 anos sem concurso público. Um escândalo aos olhos de todos...

  • 6
    image
    Henry 05/03/2018

    Brilhante decisão. Essa farra de cargos comissionados tem que acabar, pois a grande maioria, salvo raras exceções, são destinados a pessoas que não detém o mínimo de conhecimento técnico para o exercício do cargo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook