Lazinho da Fetagro propõe implantação de treinamentos de primeiros socorros em escolas de Rondônia

​​​​​​​Parlamentar defende que adultos preparados podem evitar que acidentes corriqueiros tenham consequências irreparáveis.

Assessoria
Publicada em 07 de abril de 2018 às 10:33
Lazinho da Fetagro propõe implantação de treinamentos de primeiros socorros em escolas de Rondônia

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) indicou ao Poder Executivo e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a necessidade de implantação de treinamentos de primeiros socorros nas instituições de ensino de Rondônia.

Em sua justificativa o parlamentar ressaltou considerar de extrema importância que todo o estabelecimento de ensino ou recreação, que reúna crianças e adolescentes, seja ele público ou privado, deve ter por objetivo garantir, não somente a aplicação de uma formação educacional de qualidade, mas também proporcionar a manutenção da integridade física e psíquica de seus tutelados e alunos.

“Existe um grande número de acidentes em escolas que, devido a uma falta de assistência capacitada no momento, acabam por trazer a esses jovens, sequelas às vezes irremediáveis ou ainda, um óbito que poderia se evitado”, declarou Lazinho da Fetagro.

O parlamentar destacou que um número significativo de acidentes pode ter suas consequências atenuadas ou anuladas diante da verificação do acidente, se ocorrer uma imediata prestação de auxílio básico ao jovem ou criança, por parte de um adulto previamente treinado em procedimentos básicos de primeiros socorros.

Acidentes com crianças como, engasgamentos, quedas, convulsões, afogamento, cortes, queimaduras, não são casos isolados. De acordo com o deputado, tais situações podem ser administradas de forma eficiente se atendidas imediatamente por pessoas que detenham o mínimo de treinamento, que sejam professores, cuidadores ou demais funcionários das instituições educacionais.

“Deve-se sim buscar a capacitação responsável a essas pessoas diretamente envolvidas na atenção de crianças e adolescentes. É uma necessidade urgente, que não permitirá a ocorrência de prejuízos a uma vida, pelo desconhecimento de simples técnicas de ação imediata que certamente farão diferença entre a vida e a morte”, argumentou o deputado.

Segundo o parlamentar, proposta semelhante tramita em vários estados e municípios e já foi apresentada na Câmara de Deputados em decorrente de vários acidentes, que causou o que se pretende evitar com o referido projeto de lei, “a perda irreparável por pura falta de atenção imediata e de baixa complexidade de um adulto treinado”, concluiu Lazinho da Fetagro.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook