Lula não quer viajar para Curitiba

Valdemir Caldas

Publicada em 27 de May de 2016 às 07:39:00

O ex-presidente Lula não quer viajar de jeito nenhum para Curitiba. Estranho. Logo ele que, quando estava no exercício da presidência da República, vivia torrando o suado dinheiro do contribuinte, com viagens e mais viagens para os quatro cantos do planeta, a pretexto de divulgar “as realizações de seu governo”, agora, vem fugindo da capital paranaense como o diabo da cruz.

Aliados e companheiros de Lula vêm tentando evitar que ele embarque. Na primeira investida, a passagem já estava praticamente comprada, mas a presidente afastada interveio, nomeando-o, às pressas, para a Casa Civil, adiando, assim, o encontro dele com o juiz Sérgio Moro. Dessa vez, para valer!

Agora, porém, são seus advogados que lutam para impedir que ele voe para Curitiba. A defesa do ex-presidente quer que o Supremo Tribunal Federal reconheça a sua nomeação para a Casa Civil. Como isso, Lula ganharia status de ministro e se livraria de uma vez por todas das garras afiadíssimas de Moro.

Mas, como tudo tem dado errado para Lula, o PT e companheiros seus, essa, com certeza, será mais uma medida fadada ao fracasso. Logo, Lula cairá no colo de Moro, à semelhança de José Dirceu, João “Pixuleco” Vacari, além de empresários e políticos envolvidos no petrolão.

Lula não é bobo. Ele sabe que, se for apanhado pelo juiz Moro, dificilmente voltará a desfrutar das delícias do sitio em Atibaia e do confortável tríplex no Guarujá, cujos imóveis vai morrer dizendo que não são seus, mas todo mundo sabe de onde saiu à grana para comprá-los e, depois, reformá-los.

Pois é, o garoto propaganda das empreiteiras que esvaziaram os cofres da Petrobrás e jogaram a credibilidade da empresa na lama, não quer viajar para a cidade mais bonita do país.

Enquanto o juiz Sérgio Moro não expedir o mandado de prisão, Lula vai-se virando nos trinta, com seus advogados, pagos a peso de ouro, usando de todos os artifícios, possíveis e imagináveis, para evitar sua viagem à Curitiba.