Magoado com Confúcio, Daniel ataca Maurão, Jesuíno, Emerson Castro e denuncia “pacote de maldades”

A frustração de ver o recuo inesperado do governador Confúcio Moura foi tão grande que Daniel atacou o chefe da Casa Civil e uma assessora direta do governador. Também revelou que um site de notícias de Porto Velho, “bancado com o dinheiro público e que tem servidores do Estado no comando”, divulgou, em primeira mão, o recuo de Confúcio em deixar o Governo.

Tudorondonia
Publicada em 06 de março de 2018 às 10:55
Magoado com Confúcio, Daniel ataca Maurão, Jesuíno, Emerson Castro e denuncia “pacote de maldades”

Vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB)

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), que viu, de uma hora para outra, sua pré-candidatura ao Governo ruir, demonstrou que já sabia, em primeira mão, dos grampos clandestinos instalados para gravar o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), e o deputado estadual Jesuíno Boabaid.

Em entrevista ao jornalista Arimar Souza de Sá, na TV Gazeta, Daniel repetiu, diversas vezes, que as pessoas deveriam ficar atentas às redes sociais porque estava para ser divulgado o motivo pelo qual o governador Confúcio Moura decidiu voltar atrás, exonerar todas as pessoas indicadas pelo vice para o DER e Comando Geral da PM, desistir de ser candidato ao Senado e  não mais apoiá-lo para o Governo.

Daniel se referia a um áudio gravado clandestinamente, supostamente por setores do Governo, não se sabe se por pessoas ligadas a ele, no qual os deputados Maurão de Carvalho  e Jesuíno Boabaid falam num possível impeachment de Confúcio e na abertura de CPI para investigar escândalos de corrupção no Governo, caso o chefe do Executivo insistisse em deixar Daniel Pereira no comando do Estado.

A transcrição do áudio e a própria gravação vieram a público quase que simultaneamente a entrevista do vice-governador ao jornalista Arimar, às 18 horas desta segunda-feira, na TV Gazeta.

Embora seja advogado e saiba que se trata de uma escuta clandestina, feita sem autorização judicial, Daniel prometeu pedir que o material seja periciado e entregue à Polícia Federal, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Ministério da Justiça.

A frustração de ver o recuo inesperado do governador Confúcio Moura foi tão grande que Daniel atacou o chefe da Casa Civil e uma assessora direta do governador. Também revelou que um site de notícias de Porto Velho, “bancado com o dinheiro público e que tem servidores do Estado no comando”, divulgou, em primeira mão, o recuo de Confúcio em deixar o Governo.

Na entrevista, Daniel Pereira disse que o governador Confúcio Moura havia lhe dito que deixaria o governo no próximo dia 12 deste mês. Daniel foi para Brasília e retornou domingo à noite e se disse surpreso com os decretos revogando as nomeações feitas por indicação dele para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a cúpula da PM.

“Estas pessoas exoneradas não mereciam passar por isso. Talvez a sociedade saiba os motivos nas próximas horas”, disse Daniel, sem citar diretamente os grampos clandestinos plantados na Assembleia Legislativa de Rondônia.

Sobre o conteúdo das gravações, que ele demonstrou já conhecer de antemão, Daniel disse que é uma forma medieval de se fazer política. Ele se referia à conversa entre Maurão e Jesuíno, na qual os dois parlamentares falam até em afastar o governador Confúcio Moura caso ele insista em manter Daniel no comando do Estado.

O vice-governador disse ainda que, ao ser convidado pelo governador Confúcio para ser candidato ao Governo, este tentou indicar Wagner Luiz de Freita para seu vices, o que foi prontamente recusado por Daniel. “Informei ao governador que já tinha um compromisso com o senador Acir Gurgacz (PDT)”. Acir foi condenado a mais de quatro anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por desvio de recursos de um empréstimo feito pelo Basa à sua empresa, a Eucatur, e, com a ficha suja, está fora da disputa eleitoral.

“Eu estava preparado para assumir o Governo no próximo dia 12, mas já já você vai ficar sabendo” porque a situação mudou, disse o vice ao jornalista Arimar Sá, dando a entender que Confúcio voltou atrás porque foi pressionado pelos deputados estaduais. Para o vice, faltou força e capacidade de resistência ao governador.

Demonstrando revolta com a exoneração de seus indicados, Daniel Pereira citou o caso do escândalo da ponte que está sendo investigado pelo Ministério Público e que resultou no bloqueio de R$ 18, 5 milhões dos envolvidos, entre eles, o ex-diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, que saiu do órgão. O cargo foi ocupado, durante poucos dias, por Josafá Marreiro, indicação de Daniel.

Em determinado momento da entrevista, Daniel citou diretamente o grampo clandestino plantado na Assembleia Legislativa. Na gravação, segundo ele, Jesuíno e Maurão aparecem tramando um pacote de maldades para pressionar e constranger o governador a permanecer à frente do Executivo.  

“Vou mandar este áudio para periciar. Já enviamos a gravação para o Ministério Público e Tribunal de Justiça de Rondônia. Vou comunicar a Polícia Federal e o Ministério da Justiça”, prometeu o vice.

Logo em seguida, ele voltou suas baterias para os assessores mais próximos de Confúcio, a quem acusa de plantarem informações falsas para dar conotação de que  a instabilidade política no Governo foi criada pelo vice.

“O chefe da Casa Civil é um deles”, disse Daniel, para logo em seguida acrescentar que a notícia sobre o recuo do governador saiu no sábado num site mantido por funcionários do Governo e bancado com dinheiro do Estado. Ele disse que a notícia publicada no site faz ilações de que ele seria o responsável pela mudança de planos de Confúcio Moura.

“Eu fui deputado estadual e nunca fiz CPI para ameaçar ninguém. Ameaçar fazer CPI para tirar proveito eleitoral é inaceitável”, disse o vice, referindo-se à conversa de Maurão e Jesuíno, que viria a público momentos depois.

Perguntado se as relações dele com o governador tinham azedado, Daniel respondeu: “Não posso fingir que está tudo bem. Quero que o governador venha a público explicar porque fez isso”.

Para Daniel, o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, foi quem liderou este processo de instabilidade política a fim de tirar proveito eleitoral. “O Confúcio precisa explicar à sociedade que eu não sou um aloprado”, enfatizou.

“Bastava ele ter me enviado um WhatsApp me convidando para tomar um café e explicar tudo, pois sempre estive ao lado dele, inclusive quando o governador foi levado coercitivamente para depor na Polícia Federal e todos os palacianos desapareceram. Um deles, nesta ocasião, foi parar na Bahia . Quando tivemos o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, também fiquei ao lado de Confúcio”.

Voltando a Emerson Castro, o vice disse que este, juntamente com uma tal Rosana, assessora estratégica de Confúcio, parece que tem alguma coisa a proteger no Governo, por isso receariam sua posse no Comando do Estado, e mandou um recado: “Se eu pegar alguém roubando, chamo a polícia; não escondo picaretas”.

Ao acusar os deputados Jesuíno e Maurão de tramarem uma chantagem contra o governador, Daniel Pereira não descartou um impeachment contra Confúcio. “Trata-se de um processo político (o afastamento do cargo). Até o Confúcio se explicar na justiça, já acabou o mandato”.

Em tom de lamúria, ele ressaltou:  “Não faço a menor idéia de como vai ficar nossa relação daqui para frente. Espero que ele tenha a delicadeza de me chamar para uma conversa. Estou sendo tratado de forma inadequada”.

Por último, ele disse que se Acir Gurgacz não puder ser candidato ao Governo, ele mesmo vai disputar a sucessão de Confúcio. “Espero o Maurão para debater. Vou me opor a ele” na campanha eleitoral.

 

LEIA TAMBÉM: Grampo clandestino feito supostamente pelo Governo do Estado mostra deputados articulando impeachment de Confúcio

LEIA TAMBÉM: Maurão de Carvalho refuta GRAMPO clandestino e condena uso de tramóia

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Christian 07/03/2018

    O que me deixa indignado é que o vice governador parece que não sabia de nada e misteriosamente por mágoa do Confúcio acabou descobrindo todo um desvio de finalidade do Governador. Acho isso conversa pra boi dormir. E tem muita gente achando que o Daniel Pereira será o salvador da pátria mas esquecem que ele faz parte desse governo.

  • 2
    image
    ALMIR 07/03/2018

    Henry, Infelizmente o ministro Fachin, (STF), julgou prejudicada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 454

  • 3
    image
    Kleiton Ayala 07/03/2018

    É muito menos indecente fazer uma gravação pirata, do que montar um sórdido conluio entre deputados para impor uma grave chantagem contra um governador de Estado. Se Confúcio estivesse fazendo algo de incorreto, Maurão, Boabaid e outros deputados, ao invés de armarem uma chantagem, deveriam honrar seu mandato e usar as vias legais para defender os interesses dos contribuintes de RO. Para isso foram eleitos. Mas não foi o que se viu. Muito vergonhoso termos dois deputados, claramente incompetentes e comprovadamente indecentes, sendo flagrados tentando dar um golpe. Acho que agora, a CPI deveria ser criada, mas para investigar as condutas reprováveis e bandidas dos dois deputados falastrões.

  • 4
    image
    Henry 07/03/2018

    Almir, a título de colaboração a lei que concedia a pensão a ex-governadores do Estado foi revogada pela Lei Estadual nº 2.460/2011, de iniciativa do próprio governador Confúcio, o qual também não terá direito de recebe-la.

  • 5
    image
    Laisa moraes 07/03/2018

    Vejo o comentário acima e me ponho a perguntar? Será que ainda acham que o povo são tremendo imbecis? Vão ter vergonha na cara corja de usurpadores do dinheiro público, e esse público somos nós , povo que trabalha que paga seus impostos sem roubar ninguém nem fazer canalhice. Daniel errou em uma coisa só errou de não ter instalado uma bomba pra explodir essa corja de pilantras. Esse governo de improbidades tem que se arrebentar sim quem faz conchavos uma hora cai nele. É esses dois FDP o povo tem que ter dignidade e não eleger vagabundos come eles. Militarzinho vadio que nunca teve caráter. Acha que vive no tempo do "Coronelismo" cadeia é pouco pra canalha como esses!.

  • 6
    image
    ALMIR 06/03/2018

    Um lado bom da história foi saber que nos livramos de pagar uma pensao ( imoral ) de mais de 25 mil que seria paga para cidadao que contribuiu tao pouco , enquanto se comentam uma tal reforma a qual querem retirar benefício de salário mínimo.

  • 7
    image
    José Reginaldo 06/03/2018

    O Daniel é advogado e deveria conhecer que grampo sem autorização da Justiça é crime! Imagina o autoritarismo desse vice dentro do palácio, vejam o tempo que passou sem mandato? Vejo como um cara intolerante, parabéns governador Confúcio Moura! Quem de fato está ao seu lado e que tem mantido o Estado de Rondônia num patamar desejado por outras federações é a Assembléia Legislativa do Estado na pessoa do seu presidente Maurão de Carvalho, esse sim! Não tem medido esforço pra pôr em prática o projeto de reestruturação do nosso estado, essa parceria não pode ser interrompida.

  • 8
    image
    José Reginaldo 06/03/2018

    O Daniel é advogado e deveria conhecer que grampo sem autorização da Justiça é crime! Imagina o autoritarismo desse vice dentro do palácio, vejam o tempo que passou sem mandato? Vejo como um cara intolerante, parabéns governador Confúcio Moura! Quem de fato está ao seu lado e que tem mantido o Estado de Rondônia num patamar desejado por outras federações é a Assembléia Legislativa do Estado na pessoa do seu presidente Maurão de Carvalho, esse sim! Não tem medido esforço pra pôr em prática o projeto de reestruturação do nosso estado, essa parceria não pode ser interrompida.

  • 9
    image
    Antonio Tavernard 06/03/2018

    Você é o único que saí limpo dessa sujeira sórdida, Daniel Pereira. O Estado inteiro está vendo o que estão fazendo pra tentar lhe prejudicar. A verdade vai prevalecer.

  • 10
    image
    Antonio Tavernard 06/03/2018

    Você é o único que saí limpo dessa sujeira sórdida, Daniel Pereira. O Estado inteiro está vendo o que estão fazendo pra tentar lhe prejudicar. A verdade vai prevalecer.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook