Marinha Raupp trabalha para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rondônia

A Rede Brasil Mulher vem sendo construída com a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e vários parceiros, entre eles a Unesco e a ONU Mulheres.

Assessoria
Publicada em 26 de maio de 2017 às 09:42
Marinha Raupp trabalha para implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rondônia

A deputada federal Marinha Raupp, juntamente com a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes esteve em audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio tratando do projeto Rede Brasil Mulher — grande mobilização em favor do empoderamento e da igualdade entre homens e mulheres, incluindo também ações de enfrentamento a violência contra a mulher.

A Rede Brasil Mulher vem sendo construída com a coordenação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e vários parceiros, entre eles a Unesco e a ONU Mulheres. A deputada Marinha e a secretária Fatima, junto com uma comitiva de mulheres da Bancada Feminina na Câmara, estiveram recentemente em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na 60ª Comissão sobre a Situação das Mulheres, promovida pela ONU, compartilhando referências e buscando experiências sobre o empoderamento feminino, desenvolvimento sustentável e violência.

O ministro da justiça elogiou a iniciativa e disse que uma das suas prioridades é o enfrentamento da violência contra as mulheres em um trabalho integrado com a SPM. Na ocasião, Marinha Raupp reforçou ao ministro prioridade na construção da Casa da Mulher Brasileira em Rondônia, que já tem terreno aprovado junto a Câmara de Vereadores de Porto Velho, levantamento topográfico para adequação do projeto padrão realizado pelo DER e entregue à SPM, para posterior liberação de recursos.

“O atendimento às mulheres em situação de violência deve ser integral, integrado. A Casa da Mulher Brasileira tem essa função de cuidar, criar um laço de confiança com as mulheres que estão fragilizadas física e mentalmente. Neste mesmo espaço físico, de apoio e acolhimento, com incentivos para autonomia econômica, vamos resgatando a mulher para a vida, agindo direto em sua autoestima. Por isso, se faz necessário a concretização deste espaço o mais breve possível”, ressaltou a deputada Marinha Raupp.

Segundo a secretária Fátima Pelaes, são três Casas em funcionamento. “E ainda outros estados com terrenos cedidos ou em processo de cessão. Precisamos concretizar essas construções”, defendeu.

O diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Jefferson de Almeida ficou de estudar a possibilidade de construir mais unidades da Casas da Mulher Brasileira usando recursos do Fundo Penitenciário (FUPEN). A utilização do recurso se justificaria em 2 artigos do FUPEN, o primeiro que trata da previsão de construção de Casas Abrigo e no que trata do auxílio as vítimas de violência.

História – Levar a Casa da Mulher Brasileira para Rondônia foi um trabalho intenso, capitaneado pela Deputada Marinha Raupp e fruto de ações integradas junto a SPM, Governo Federal, Ministério Público, Rede Lilás, e outros importantes agentes para a consolidação deste sonho, como a ex-vereadora Ana Negreiros, o promotor Héverton Aguiar, a secretária Márcia Luna, a ex-presidente da Federação Rondoniense de Mulheres, Irisvone Magalhães e o Conselho Estadual de Direitos das Mulheres.

A Casa da Mulher Brasileira de Porto Velho será construída em terreno de 7.370 metros quadrados, localizado na Avenida dos Imigrantes, uma região predominantemente residencial, por onde passam diversas linhas de ônibus que ligam o bairro ao centro da cidade.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook