Maternidade Municipal promove a Semana da Amamentação de 01 a 05 de setembro

Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove ações especiais voltadas para o estímulo do aleitamento materno.

Publicada em 28 de August de 2014 às 17:01:00

Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promove ações especiais voltadas para o estímulo do aleitamento materno. Na próxima semana será a vez da Maternidade Municipal Mãe Esperança conscientizar as mães e pais sobre as práticas de amamentação com diversas atividades na “Semana da Amamentação”, que ocorrerá de 01 a 05 de setembro nas dependências do hospital. Na segunda-feira, às 9h, será oferecido um café da manhã para todos com a presença do prefeito Mauro Nazif e secretário municipal de saúde Domingos Fernandes fazendo a abertura do evento.

Cláudia Rech, diretora da maternidade, afirma que profissionais que atuam no atendimento das gestantes e puérperas foram treinados nos dias 14 e 15 de agosto em minicursos oferecidos pela Semusa e ministrados por técnicos do Banco de Leite Santa Ágata. Os temas abordados foram: NBCAL – Norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância; Alimentação Complementar; Manejo Direto e Aconselhamento na Amamentação.

Ela destaca que os médicos e enfermeiros que participaram dos minicursos usarão os conhecimentos aprendidos para orientar as mães sobre a importância do aleitamento para o crescimento e desenvolvimento de seus filhos.

Ao longo dos cinco dias as atividades serão feitas com apoio de material gráfico educativo (faixa e folders) que contém informações sobre técnicas de amamentação, dicas nutricionais, benefícios que o leite materno oferece para o desenvolvimento do bebê e também orientações sobre como se tornar doadora de leite. Também serão instalados dois televisores na área central que exibirão vídeos educativos com aleitamento materno como tema central.