Melhor produção de Rondônia é dos monitores do observatório ambiental Jirau

O filme “Maldito, Bendito Ouro” mostra a realidade da extração do metal no Rio Madeira.

Publicada em 22 de August de 2014 às 10:22:00

Com o filme “Maldito, Bendito Ouro”, os monitores do Núcleo de Comunicação do Observatório Ambiental Jirau, conquistaram o prêmio Nelson Townes – Melhor produção Rondoniense do 5o Festival de Cinema Curta Amazônia, realizado de 11 a 15 de agosto, em Porto Velho. A premiação foi entregue na sexta feira (15), na Universidade Federal de Rondônia (Unir/Centro).

Promovido pela Associação Curta Amazônia, o Festival visa divulgar, integrar e consolidar as produções de curta-metragem de cinema com até 25 minutos de duração, assim como vídeos da Amazônia e do restante do Brasil. Nesta edição, 250 filmes foram inscritos, de diversos países e com gêneros variados.

O filme “Maldito, Bendito Ouro” mostra a realidade da extração do metal no Rio Madeira, com destaque para as histórias de vida dos homens e mulheres que se arriscam nessa aventura em busca de riquezas. “Procuramos ouvir dos garimpeiros, os acontecimentos mais marcantes no auge da exploração do ouro e também pedimos que relatassem como é o processo de extração.”, conta a diretora do vídeo, Mabline Martiniano.

Segundo a estudante, o prêmio veio como uma recompensa para o esforço que fizeram na produção do filme e também como estímulo para realizarem os próximos. “Foi um trabalho longo e cansativo; muitas horas de gravações externas; uma edição bem detalhada. Quando estávamos gravando percebemos que apesar do garimpo ser uma atividade árdua, os
garimpeiros amam o que fazem. E isso serviu de motivação pra gente.”, ressalta.

O Observatório Ambiental Jirau foi constituído para executar o Programa de Educação Ambiental da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), com objetivo de formar redes de conservação e multiplicadores em educação ambiental, além de difundir informação, gerar capacitação e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau. Entre outras atividades, os jovens atendidos pela ação têm aprendido e aperfeiçoado as técnicas para trabalhar com comunicação, a exemplo de filmagem e edição de vídeos, produção de roteiros, textos jornalísticos, fotografias, entre outros. Parte do trabalho desenvolvido pode ser visto no site do Observatório Ambiental Jirau http://observatoriojirau.com.br.