MPRO realiza sessão solene pelos 30 anos de serviço do Procurador de Justiça José Carlos Vitachi

Próximo a completar 70 anos de idade e 54 anos de serviços públicos, José Carlos Vitachi se aposentará voluntariamente.

Publicada em 01 de October de 2014 às 17:29:00

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia realiza sessão solene pelos 30 anos de serviço prestado pela Instituição do Procurador de Justiça José Carlos Vitachi, nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, às 17 horas, no edifício-sede do MPRO, em Porto Velho. Próximo a completar 70 anos de idade e 54 anos de serviços públicos, José Carlos Vitachi se aposentará voluntariamente.


Natural de Londrina, onde cursou Contabilidade, Sociologia e Direito, na Universidade Estadual e concluiu os cursos de licenciatura em Contabilidade, Custos, Estatística, Organização e Técnica Comercial. Viveu intensamente a vida pública na cidade de Londrina, até que, em 1984, veio somar seus esforços aos de outros pioneiros que então iniciavam a organizar o novo Estado de Rondônia, onde chegou como integrante da Segunda Turma do Ministério Público Estadual.


Nomeado em dezembro de 1984, pelo Coronel Jorge Teixeira, foi Promotor de Justiça em Guajará-Mirim em 1985 e em Porto Velho a partir de 1986, com atuação nas áreas cível, criminal e eleitoral. No Ministério Público ocupou ainda o cargo de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, nos anos de 1986 e 1987.


Foi Secretário-Geral do Ministério Público no período 1987/1992 e, posteriormente, com a aprovação do Conselho Superior do Ministério Público foi nomeado Secretário de Estado da Administração, no Governo Osvaldo Piana. Como Secretário-Geral do Ministério Público, no período de 1987/1992, cuidou de informatizar de forma pioneira o Ministério Público Estadual, desenvolvendo e implantando sistemas de Folha de Pagamento, Controle de Pessoal, Estatística dos feitos, Patrimônio, Contabilidade, Estoque de Materiais, Protocolo, Controle de Inquéritos Policiais e Ações Judiciais e outros. Aperfeiçoamento da legislação de pessoal, Estrutura Administrativa e Regimentos. Realização de diversos concursos na área do quadro administrativo e cursos de treinamento de pessoal. Implantação dos Serviços Médicos e Odontológico de Porto Velho e Ji-Paraná.Ao alcançar o cargo de Procurador de Justiça, promovido por merecimento, passou a integrar o egrégio Conselho Superior do Ministério Público.


Foi eleito, mais tarde, em 30 de novembro de 1998, Corregedor-Geral do Ministério Público, gestão 1998/2000. Foi Procurador-Geral de Justiça, escolhido em lista tríplice depois de eleito pela maioria de sua classe, de período 2003/2005.
Assim foi que transcorreram os últimos 30 anos de sua vida pública, dedicados inteiramente ao Estado de Rondônia e ao Ministério Público à sua militância, seus propósitos, desafios e realizações. Participou ativamente das lutas que garantiram ao Ministério Público Brasileiro a posição de destaque hoje ocupada na Constituição da República, e ajudou a escrever a nossa Constituição Estadual, promulgada em 1989.