Município finaliza relatório que traça perfil do turista que visita Porto Velho

De acordo com o levantamento, a Catedral é o ponto turístico mais visitado, seguido da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Comdecom
Publicada em 12 de junho de 2018 às 15:39
Município finaliza relatório que traça perfil do turista que visita Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho finalizou nesta segunda-feira (11) o relatório de identificação do perfil do turista que visita a capital. Os dados serão utilizados pelo Município e pelo comércio para criação de políticas e estratégias com foco específico, o que deve melhorar o potencial turístico da cidade.

O relatório é resultado de levantamento feito pela Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio gerência de Informações e Projetos Turísticos do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur). A avaliação foi realizada através da aplicação de questionários com turistas que visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, no primeiro quadrimestre de 2018.

“Este é o segundo registro concreto de dados das pessoas que visitam o nosso Centro de Atendimento ao Turista”, explica o subsecretário Júlio César Siqueira (Semdestur). Segundo ele, uma das iniciativas resultantes desse relatório, realizado periodicamente, é a campanha ‘Porto Velho Sport Fishing’, que busca atrair turistas para a prática da pesca esportiva no Município.

Dados

Conforme os dados coletados, 78% dos turistas visitantes que passaram pelo Centro de Atendimento ao Turista são do sexo masculino e 22% do sexo feminino. A escolaridade destes turistas também foi pesquisada: 52% do público pesquisado possui nível superior; 16% pós-graduação; 11% mestrado; 7% ensino médio e 4% ensino fundamental.

Questionados os motivos da viagem, 46% dos turistas responderam estar na capital a negócios, 8% informaram que vieram a turismo cultural, 13% responderam que vieram a cidade para estudos, 9% visitar amigos/parentes.

Pontos turísticos

Neste primeiro quadrimestre, dos turistas visitantes do CAT, o ponto turístico mais visitado foi a Catedral Sagrado Coração de Jesus, com 23% das visitações, em segundo lugar ficou a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, com 20% de visitação.

Dos turistas que responderem a pesquisa, 14% informaram ter interesse em conhecer outros municípios de Rondônia, refletindo o papel das cidades do interior do Estado como importantes polos de agronegócio e turismo ecológico. Segundo Júlio César Siqueira os dados norteiam as empresas do segmento turístico na elaboração e planejamento de suas ações.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook