O descaso do prefeito para com a maioria dos servidores

Valdemir Caldas

Publicada em 02 de fevereiro de 2016 às 17:32:00

Quando se reclama que o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), não nutre o mais tênue sentimento de respeito pela maioria dos servidores municipais, há quem considere isso certo dose de exagero ou veja na assertiva uma tremenda injustiça, mas é a pura verdade.

Prova disso é a mensagem que o prefeito enviou à Câmara Municipal, por ocasião da abertura do período legislativo, que começou segunda-feira (2). Após cumprimentar os parlamentares, o prefeito lista as ações e os projetos que pretende colocar em prática no decorrer deste ano. O texto foi lido pelo Secretário Municipal de Planejamento, Jorge Elarrat.

Estranhamente, em nenhuma das cento e uma linhas do documento, Nazif não faz referência aos servidores, ainda que a mais singela. À população, contudo, ele promete, dentre outras patacoadas, ruas asfaltadas, entrega de casas populares, recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de policlínicas, mas, para o servidor, coitado, nada! Nenhum mísero abono. Se o ano de 2015 foi péssimo para a maioria daqueles que presta serviços à máquina municipal, 2016, com certeza, será um desastre. Cruz-credo!

Durante a campanha, Nazif prometeu construir uma unidade de saúde em cada bairro da cidade, mas, há quase quatro anos no comando do município, não consegue administrar nem as poucas unidades que recebeu de seu antecessor, já que em muitas delas não existe sequer uma simples Dipirona.

Agora, às vésperas de novas eleições, vem querer tirar onda de prefeito bonzinho, preocupado com as causas sociais, garantindo entregar quinhentas casas às famílias atingidas pelas águas pútridas do rio Madeira.

A cheia (que expulsou centenas de famílias de suas casas) foi em 2014, mas, ainda hoje, tem gente morando em barracas de lonas, espalhadas pelos quatro cantos de Porto Velho, até dentro do mato, como é o caso de algumas famílias que vivem à beira do caminho que dá acesso ao que restou do distrito de São Carlos. Se depender das promessas de Nazif, não serão apenas os servidores municipais que terão um péssimo ano.